Página inicial > Mais Notícias > Projeto de extensão busca retratar visualmente a cultura marabaixeira

Projeto de extensão busca retratar visualmente a cultura marabaixeira

Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 13h38 | Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 13h52

Retratar a cultura do Marabaixo através da produção desenhos, colagens, gravuras, pinturas e fotografia é o que propõe o projeto de extensão “Marabaixo: narrativas poéticas”, que está com inscrições abertas para estudantes do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Os interessados em participar das oficinas devem possuir conhecimentos básicos em desenho ou fotografia. Para se inscrever, clique aqui.

De origem afrodescendente, o Marabaixo é uma manifestação cultural típica do Amapá expressada através da dança de roda, canto e percussão, e é considerado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como patrimônio imaterial desde 2018. De acordo com o projeto, as referências encontradas em buscadores on-line o retratam, atualmente, de formas estereotipadas, resultando numa compreensão superficial da cultura.

O projeto pretende formar um banco de imagens sobre o Marabaixo a partir da visão de estudantes que estão próximos, ligados ou vivenciam de fato a cultura marabaixeira. “A ideia é instigar um olhar sensível dos estudantes sobre a própria realidade cultural, considerando a memória coletiva nas dimensões simbólicas de expressões típicas do Amapá”, disse o coordenador do projeto, professor Ronne Dias, que considera a arte como um importante recurso para aprendizagem.

As oficinas iniciam na próxima segunda-feira (31/10) e terça-feira (1/11), das 8h20 às 12h20, no Laboratório 2. Além da produção de imagens sobre o Marabaixo, os participantes também contam com participações de artistas plásticos colaboradores, material teórico e sonoro sobre o marabaixo e publicação dos estudos desenvolvidos durante os quatro meses de projeto.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá