Página inicial > Mais Notícias > Acadêmicos do Campus Macapá conquistam seis medalhas em Jogos Paralímpicos

Acadêmicos do Campus Macapá conquistam seis medalhas em Jogos Paralímpicos

Publicado: Terça, 08 de Novembro de 2022, 07h33 | Última atualização em Terça, 08 de Novembro de 2022, 08h12

Os acadêmicos Alessandro Figueiredo (à esquerda) e Cirley Sousa (à direita) na competição "Conexão Paralímpica" em João Pessoa

Os acadêmicos Alessandro Figueiredo e Cirley Sousa do curso superior de Pedagogia da Universidade Aberta do Brasil (UAB/EaD) do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) trouxeram para o Estado mais seis medalhas em competições paralímpicas universitárias. Os atletas participaram, de 13 a 15 de outubro, do evento “Conexão Paralímpica” em João Pessoa (Paraíba) e conquistaram três medalhas de outro, uma de prata e uma de bronze na modalidade atletismo.

Com deficiência visual na classe F11 (cego total), Alessandro Figueiredo, de 34 anos, levou medalhas de ouro no lançamento de dardo e no arremesso de peso e medalha de bronze no lançamento de disco. Alessandro, que já pratica o atletismo há oito anos, encontrou no Ifap o apoio para participar de competições que acontecem em outras cidades do Brasil. “Desde que soube que poderíamos representar o Estado e o Instituto Federal em jogos universitários, o professor e pró-reitor Romaro Silva conseguiu nos dá o apoio para competirmos em diversos jogos universitários”, contou Alessandro.

Cirley Sousa, também com deficiência visual, competiu na classe F12 (cego parcial ou baixa visão) e conquistou as medalhas de ouro em lançamento de dardo e no lançamento de disco e medalha de prata no arremesso de peso. O acadêmico conta que começou a competir que por incentivo do colega de classe Alessandro. “Eu não conhecia os esportes e, assim que comecei o curso no Ifap, o Alessandro me convidou para treinar e participar das competições. Além disso, o apoio do Ifap me encoraja cada vez mais. Então, se eu não tivesse vindo estudar aqui, talvez eu nunca tivesse tido a oportunidade de me tornar o atleta que sou hoje”, disse.

Ao centro da imagem está o professor José Rodrigo, que acompanhou os atletas Alessandro e Cirley

O professor José Rodrigo, que acompanhou os acadêmicos no evento, pontuou a importância do esporte na permanência de estudantes em todas as modalidades de ensino. “O Alessandro, por exemplo, quando chegou na Instituição pensou em desistir do curso, mas ele conseguiu achar no esporte mais um motivo para permanecer estudando. Hoje vejo que ele quer concluir a graduação e já ingressar no curso de pós-graduação”, asseverou. Ambos acadêmicos fazem parte do projeto Viva atletismo paralímpico”, que é desenvolvido pela Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Conexão Paralímpica

Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realizou pela primeira vez o Conexão Paralímpica, em João Pessoa (PB), entre os dias 13 e 15 de outubro. O evento abrange três competições: Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros. Ao todo, foram inscritos 553 atletas. O evento foi idealizado e realizado pelo CPB, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo, e esta foi a sua primeira edição.

Na edição de 2022 das Paralimpíadas Universitárias, o evento contou com 329 competidores em disputas de atletismo, badminton, bocha, judô, natação e tênis de mesa. A competição teve por finalidade estimular a participação dos estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá