Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Projeto celebra a Semana da Consciência Negra
Início do conteúdo da página

Projeto celebra a Semana da Consciência Negra

Publicado: Sexta, 18 de Novembro de 2022, 07h48 | Última atualização em Sexta, 18 de Novembro de 2022, 09h19

 

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) iniciou, nesta sexta-feira (18/11), a programação da Semana da Consciência Negra com o desenvolvimento do projeto de ensino “A cor da minha pele, é a cor do sonho da minha liberdade: a importância da educação no despertar de consciências e práticas antirracistas”. O evento acontece até a próxima quinta-feira (24/11) no auditório e no bloco de convivência do Campus. Clique aqui para ver a programação.

 

A palestra de abertura “Lei 10.639 e Lei 11.645/08: Anos de luta e resistência” abriu a programação e trouxe para o debate os convidados Esmeraldina dos Santos, que é uma importante divulgadora da cultura afro-amapaense, Luana Darby, ativista do Coletivo Utopia Negra Amapaense, e o professor Raimundo Neto, professor especialista em educação inclusiva do Campus Macapá.

 

É fundamental conhecer nosso passado para prever nosso futuro”, destacou o diretor-geral do Campus Macapá, professor Márcio Prado, falando da importância diária da luta do povo negro contra a escravidão e valorização da cultura afrodescendente durante a mesa de abertura. Também participaram da mesa o servidor Renan Almeida, diretor do Departamento de Gerenciamento Estratégico de Pesquisa e Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) e a servidora Telma Lobato, responsável pela coordenação de ações inclusivas e diversidade da Proeppi.

 

O evento é coordenado pela professora Fátima Sueli Oliveira, responsável pelo Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi+), junto ao colegiado de Ciências Humanas e Artes (COCHA) do Campus Macapá. As palestras, apresentações de vídeos, exposições, roda de conversa, oficinas de batuque e Marabaixo pretendem possibilitar a valorização da diversidade cultural e valorizar as matrizes africanas.

 

“O projeto é fruto do que foi trabalhado dentro de sala de aula com os alunos através da interação deles com as práticas afrodescendente. Durante meses, os alunos refletiram sobre o tema e, agora, participam da programação com materiais por eles próprios produzidos”, reforçou a professora Fátima Sueli na abertura da programação.

 PROGRAMAÇÃO

 

 

 

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página