Página inicial > Mais Notícias > Nove alunos conquistam medalhas na Olimpíada de Astronomia

Nove alunos conquistam medalhas na Olimpíada de Astronomia

Publicado: Terça, 29 de Novembro de 2022, 09h41 | Última atualização em Quarta, 30 de Novembro de 2022, 12h03

Estudantes recebem certificados e medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (Foto: Jacyara Araújo/Secom)

Estudantes do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) receberam, nesta terça-feira (29/11), medalhas e certificação de participação na 25ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). No total, nove alunos conquistaram cinco medalhas de prata e quatro de bronze. Todos os medalhistas foram convidados para participar das provas de seleção que vão classificar estudantes do Brasil para a etapa internacional da competição.

O diretor de Ensino, Marcus Buraslan, e o professor de Física Cássio Renato Santos fizeram a entrega da premiação aos alunos no Laboratório de Física. “Como professor, sinto orgulho do desempenho e da dedicação dos nossos alunos em olimpíadas como essa. Conseguimos notar que o trabalho em conjunto de docentes e setor pedagógico resultam em um aluno mais preparado para desafios”, comemorou o diretor de Ensino.

Estudante Luís Henrique recebe medalha de prata

Luís Henrique Costa, do 2º ano do curso Técnico de Redes de Computadores, que foi um dos medalhistas de prata, já havia participado da OBA e, neste ano, buscava a medalha de ouro. “Já havia ganhado prata e estava em busca do ouro, então já vinha me preparando para testar meus conhecimentos novamente”, contou o estudante, que também participou de outras olimpíadas de conhecimento.

Estudante Dhomini Bezerra recebe medalha de Bronze

O estudante Dhomini Bezerra coleciona conquistas. Somente neste ano, o estudante foi medalhista na Olimpíada GeoBrasil (prata), Olimpíada Nacional de Ciências (prata) e agora, na OBA (bronze). Ele conta que participa de competições desde o ensino fundamental, e que elas o motivam nos estudos. “Desde criança, antes de entrar no Ifap, eu procuro participar de várias olimpíadas. Ganhar mais uma premiação é muito gratificante”, disse o aluno que está no 3º ano do curso de Redes de Computadores.

Cássio Renato Santos foi o professor responsável pela aplicação das provas presenciais da OBA no Campus Macapá. No total, 26 estudantes fizeram a prova. Para o docente, um dos aspectos principais da participação dos alunos em competições como essa é a motivação que o resultado positivo oferece. Os alunos foram convidados a participar de forma voluntária da OBA e, normalmente, quando esses alunos conseguem uma premiação, a certificação ou credenciamento para participar de eventos, isso acaba sendo muito motivador para que continuem participando de outras olimpíadas de conhecimento”, contou.

MEDALHISTAS

Ágatha dos Santos Moraes – Prata