Página inicial > Mais Notícias > Alunos conquistam medalhas de ouro, prata e bronze na etapa nacional da Olimpíada GeoBrasil

Publicado: Terça, 13 de Dezembro de 2022, 07h04 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 11h03

Todos os alunos participantes da OBG: Hevely Gil, Guilherme Cosmo, Dhomini Bezerra, João Gabriel, Antônio Fábio e Marcos Vinicius. Ao centro, a professora Rosinete Cardoso

O Amapá foi representado na etapa nacional da Olimpíada Brasileira GeoBrasil (OBG 2022) por seis alunos do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), que trouxeram seis medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e três de bronze. Os estudantes foram os únicos do estado classificados para a etapa nacional, que aconteceu no mês de novembro no Instituto de Geociências da Universidade de Campinas (Unicamp), em Campinas – São Paulo. Fazem parte da OBG a 7ª Olimpíada Brasileira de Geografia e a 5ª Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra.

Na etapa estadual da competição, a equipe Wings foi composta pelos estudantes Hevely Gil de Souza, Antônio Fábio e João Gabriel Souza, que obtiveram a medalha de ouro; já a equipe Phillips Pereira, formada pelos alunos Dhomini Bezerra, Guilherme Cosmo e Marcos Vinicius, conquistou a medalha de prata. Isso garantiu às equipes a classificação para a etapa nacional da OBG.

Medalhistas da OBG 2022

A fase final da disputa, por sua vez, passou a ser individual. O estudante Dhomini Bezerra levou medalha de ouro na Olimpíada de Ciências da Terra e bronze na Olimpíada de Geografia; Guilherme Cosmo conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Geografia e medalha de bronze na Olimpíada de Ciências da Terra; João Gabriel Toscan obteve a prata na Olimpíada de Geografia; e Marcos Vinicius Santa Ana Ramo ganhou bronze na Olimpíada em Geografia.

“Ter participado da OBG foi uma jornada extremamente enriquecedora, no sentido de que a olimpíada contribui não só no desenvolvimento de nossas capacidades e conhecimentos relativos à área de Geografia e Ciências da Terra, mas também no sentido de ter nos proporcionado experienciar uma universidade pública e de qualidade, que é a UNICAMP. A obtenção das medalhas só foi possível graças ao nosso bom desempenho nas etapas da olimpíada, fruto da qualidade das aulas de Geografia no Instituto Federal do Amapá, especialmente as aulas e as orientações da professora Rosinete Cardoso, bem como o incentivo e o custeio das passagens e despesas fornecidos pelo Ifap”, contou o estudante Marcos Vinicius.

Os alunos foram acompanhados pela professora Rosinete Cardoso. A docente destaca como a participação dos alunos em competições de conhecimento é mais do que receber medalhas. “O resultado positivo não se deu apenas pelas medalhas, mas pela oportunidade de viajar para um novo lugar, conhecer diversos estudantes que têm propósitos semelhantes, desenvolver amizades e aumentar a própria cultura, pois são aspectos relevantes para o crescimento pessoal de todos. Outro benefício é que a participação em olimpíadas também contribui significativamente para a aprovação em universidades nacionais de grande renome”, pontuou.

“Foi uma experiência incrível, além de conhecer novas pessoas e culturas, tivemos uma grande oportunidade como equipe, um momento em que adquirimos mais conhecimentos e habilidades na área da geografia e ciências da terra. Queremos aproveitar para agradecer a Deus, aos nossos pais, ao Ifap e também não podemos deixar de agradecer às professoras de Geografia Rosinete e Fátima Sueli, que nos ajudaram e prestaram todo apoio durante os meses de preparação”, disse a estudante Hevely Gil.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá