Página inicial > Mais Notícias > Mais 31 estudantes recebem grau de ensino superior

Mais 31 estudantes recebem grau de ensino superior

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 05h20 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2022, 08h57

Colandos jogam o capelo para o alto após o encerramento da solenidade de Colação de Grau

Concluintes de cursos superiores no ano letivo de 2022 do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participaram, na tarde de segunda-feira (12/12), da solenidade de colação de grau. Receberam o diploma 31 colandos em Licenciatura em Informática, Licenciatura em Informática Parfor, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Tecnologia em Redes de Computadores. Clique aqui para ver o álbum de fotos.

Para os novos graduados, foi um momento de superação após muitos obstáculos rumo à formação de nível superior, como as exigências metodológicas dos cursos, dificuldades financeiras, a pandemia de Covid-19. “Esse curso foi muito difícil. De 40 alunos que entraram, formamos somente dois na nossa turma. Passamos por muitas dificuldades e ainda mais com o advento da pandemia. Tivemos muitas perdas, principalmente dos profissionais que fizeram parte da nossa turma, do nosso colegiado”, contou Érico de Souza Firmino, 42 anos, formado em Licenciatura em Informática.

O colando Érico de Souza Firmino

Filho de um mestre de obras e de uma empregada doméstica, Érico foi o primeiro da família a conquistar o ensino superior. “Nós quebramos o ciclo de uma família que o tem uma graduação. Hoje eu concluo minha segunda graduação. Para mim é um crescimento profissional e uma superação”, afirmou, destacando que o Ifap deu o apoio necessário para que ele concluísse o curso.

Aos 25 anos, Joiciane Oliveira Sousa conseguiu a sonhada formação superior enfrentando a distância entre dois municípios e a falta de dinheiro para o transporte. “É um alívio. Foram muitos anos de muita luta, muito choro. Eu moro em Santana (a 21 quilômetros de Macapá) e a vinda pra cá é muito difícil. A gente passou muito aperto porque o tinha nem parada ali na frente do Ifap. Logo no início eu o tinha dinheiro para a passagem de ônibus. Mas conforme a gente foi crescendo, foi evoluindo. Está sendo muito bom estar aqui hoje com os meus colegas sendo vitoriosa”, afirmou a nova licenciada em Química pelo Campus Macapá.

A colanda Joiciane Oliveira Sousa

A superação vivida pelos colandos foi lembrada nos discursos das autoridades da mesa de honra da solenidade, presidida pela reitora do Ifap, Marialva Almeida. “Sabemos dos desafios que vocês tiveram, durante a pandemia principalmente. O Érico, por exemplo, que eu via chegar ao Ifap andando pela rodovia ou saindo à noite”, declarou o paraninfo do curso de Licenciatura em Informática, Klessis Lopes Dias, ressaltando: ”o nosso país precisa de profissionais com essa formação. Andem por esses rincões do Amapá e do Brasil, seja através de concursos públicos ou criando oportunidades se elas o existirem naquele momento”.

O diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, destacou a persistência dos colandos. Vocês podem dizer 'eu me formei durante a pandemia'. E não foi fácil. Vocês mostraram que são qualificados. Corram atrás e não desistam”, aconselhou.

Marialva Almeida salientou que as dificuldades o impediram a felicidade de concluir a graduação. Tivemos perdas, sem exceção. Tivemos que nos readaptar a tudo aquilo que a gente o conhecia. Nunca tinha enfrentado uma situação de pandemia como esta que aconteceu desde 2020. Foi bom ouvir dos alunos que no meio de tudo isso puderam estar em casa compartilhando com seus familiares. Vocês mostraram que é possível ser feliz em meio às dificuldades”, declarou. A reitora ainda se referiu aos colandos que foram aprovados em recentes concursos públicos e processos seletivos de mestrados, o que, conforme ressaltou, também demonstra a qualidade da educação ofertada pelo Ifap.

Também participaram da solenidade a paraninfa da turma de Licenciatura em Matemática, Elma Daniela Bezerra Lima, o paraninfo e coordenador do curso de Licenciatura em Química, Jamil Da Silva, o paraninfo de Redes de Computadores, Jairo de Kassio Siqueira Barreto, o patrono das turmas de Licenciatura em Informática e de Tecnologia em Redes de Computadores, Klenilmar Lopes Dias, e os patronos das turmas de Licenciatura em Matemática, André Luiz dos Santos, e da turma de Licenciatura em Química, Haroldo da Silva Ripardo Filho.

Entre os presentes na plateia, estavam os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Informática, Hilton Prado, de Licenciatura em Informática Parfor, Marcus Vinícius Buraslan, de Licenciatura em Matemática, André Luiz Ferreira, e de Tecnologia em Redes de Computadores, Olavo Nylander Brito Neto.

Com colaboração de Jacyara Araújo e Jefferson Souza

Fotos: Alexandre Brito