Página inicial > Mais Notícias > Renovação de matrícula dos cursos do Campus Macapá inicia em 2 de janeiro

Renovação de matrícula dos cursos do Campus Macapá inicia em 2 de janeiro

Publicado: Quarta, 28 de Dezembro de 2022, 06h24 | Última atualização em Quinta, 19 de Janeiro de 2023, 11h13
A matrícula é on-line pelo Suap e por formulário on-line para quem utiliza o sistema acadêmico Sages

A Seção de Registro Escolar e Acadêmico (Seresc) do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) divulgou o calendário de renovação de matrícula do período letivo de 2023.1 para estudantes dos cursos técnicos na forma integrada, subsequente, Proeja, dos cursos superiores e de pós-graduação. O procedimento, que acontece de 2 a 22 de janeiro, será através do Suap e de formulário eletrônico para quem utiliza o sistema acadêmico Sages. As aulas do Campus Macapá iniciam dia 23 de janeiro, conforme calendário acadêmico disponível aqui.

Os cursos técnicos na forma integrada, Proeja, subsequente e pós-graduação têm três chamadas: 1ª Chamada: de 2/1 a 8/1; 2ª Chamada: de 9/1 a 15/1; 3ª Chamada: de 16/1 a 22/1. O período de solicitação de trancamento e transferência de matrícula desses cursos será de 2/1 a 15/3.

As duas primeiras chamadas para renovação dos cursos superiores são somente para matrícula em disciplinas do curso de ingresso e, na última chamada, ficará disponível também a matrícula em disciplinas de outro curso. Dessa forma, a 1ª chamada vai de 2/1 a 8/1 (somente matrícula em disciplinas do curso de ingresso), a 2ª chamada será de 9/1 a 15/1 (somente matrícula em disciplinas do curso de ingresso) e a 3ª chamada vai de 16/1 a 22/1 (disponível também matrícula em disciplinas de outro curso). O período de solicitação de trancamento e aproveitamento de estudos será de 2/1 a 15/3.

Confira o passo a passo para renovação de matrícula no Campus Macapá:

• Procedimento para renovação de matrícula no Sistema Acadêmico SUAP:
    1 – Acessar o site: http://suap.ifap.edu.br
    2 – Após entrar no sistema SUAP, clicar em “Faça sua matrícula on-line” no canto superior esquerdo da tela inicial;
    3 – Faça o preenchimento do Formulário de Caracterização Social (caso seja menor de idade faça o preenchimento junto aos responsáveis);
    4 – Para alunos dos cursos técnicos na forma integrada e Proeja: selecione a “Turma” e clique no botão “Salvar”. Caso tenha ficado em dependência, selecione a disciplina e clique em “Salvar”.
    Atenção: as turmas abaixo precisam seguir as orientações seguintes ao selecionar a turma.
    – Mineração 2º ano – 20211.2.1002.1D (Ingresso 2019 e 2020) => Selecionar Turma (20231.3.1023.1D)
    – Mineração 2º ano – 20221.2.1002.1D (Ingresso 2021) => Selecionar Turma (20231.3.1023.2D)
    – Edificações 2º ano – 20211.2.1023.1D (Ingresso 2019 e 2020) => Selecionar Turma (20231.3.1002.1D)
    – Edificações 2º ano – 20221.2.1023.1D (Ingresso 2021) => Selecionar Turma (20231.3.1002.2D)
    5 – Para alunos dos cursos técnicos na forma subsequente, cursos superiores e pós-graduação: selecione as “Disciplinas” que deseje cursar verificando o horário destas e clique no botão “Salvar”.
    Obs.1: Legenda do horário – exemplo: 3N45 (3-Terça;N-noturno;4-quarto horário;5-quinto horário).
    Obs.2: As matrículas em disciplinas de outros cursos só estarão disponíveis no período da 3ª Chamada (de 16/1 a 22/1). Antes de matricular-se na disciplina de outro curso, verifique junto ao coordenador do curso se a disciplina é equivalente à do seu curso.
    Obs.3: Caso necessite fazer ajustes de disciplinas após a matrícula, procure a coordenação do curso para as orientações necessárias.
    6 – As matrículas serão processadas no sistema ao final de cada chamada. Só após o processamento pelo sistema a declaração de matrícula atualizada ficará disponível em seu perfil do SUAP.

• Procedimento para renovação de matrícula para alunos do Sistema Acadêmico SAGES:
    1 – Acessar o formulário abaixo:
    Período de Solicitação: 2/1 a 22/1/2023
    Obs.: Em caso de dúvida sobre a oferta de disciplinas ou horário, procure a coordenação do curso.
    2 – Horário de Turmas:
    Clique aqui.