Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá implementa piso tátil e dá mais um passo para inclusão

Campus Macapá implementa piso tátil e dá mais um passo para inclusão

Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2017, 20h33 | Última atualização em Quarta, 19 de Abril de 2017, 12h39

Com o objetivo de tornar o ambiente escolar e administrativo mais acessível para os portadores de necessidades específicas, o campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) concluiu neste mês a implementação do piso tátil e dá mais um passo para inclusão. Em toda área construída do campus, foram fixados 345 metros quadrados de piso tátil alerta e direcional ao chão dos corredores. A conclusão do projeto, com a participação de estudantes estagiários do curso técnico subsequente em Edificações e do curso superior em Construção de Edifícios do Ifap junto ao Departamento de Engenharia e Serviços, também marca a passagem na data de hoje (13/12) do Dia Nacional do Deficiente Visual.

O piso tátil alerta é utilizado para sinalizar situações que envolvem risco de segurança, como, por exemplo, perigo e obstáculos. Já o piso tátil direcional é utilizado na ausência de guia e serve para trilhar os caminhos preferenciais de circulação para pessoas com deficiência visual. Para Graça Auxiliadora Nobre, servidora desde 2013 como assistente administrativa do Ifap, a implantação do piso tátil foi uma grande vitória. “Antes do piso tátil, tinha como referência a parede, então acabava esbarrando nas portas abertas e em alguns objetos que estavam pelo caminho. Agora já caminho pelo meio do corredor e alguns incidentes não acontecem mais”, relatou a servidora, que é cega.

A coordenadora do Napne, Adriana Ribeiro, afirma que a implantação traz avanços no atendimento aos públicos interno e externo, além de se adequar às normas e legislações vigentes. “A implantação do piso tátil representa um recurso para promover à segurança, orientação e mobilidade a todas as pessoas, principalmente para aquelas com deficiência visual. Logo, a adequação do espaço físico do Ifap, em observância as normas da ABNT n.º 9050/2015 e a n.º 16.537/2016, representa a vitória de uma acalorada luta educacional travada por todos os docentes e técnicos”, enfatizou.

De acordo com o coordenador de Administração e Infraestrutura do campus Macapá, Manoel Magalhães, é preciso alguns cuidados para o zelo do piso tátil como forma de garantir mais durabilidade. “Não utilizar produtos químicos agressivos para que não haja descolamento das placas e não arrastar equipamentos sobre o piso, por exemplo, pode ajudar a preservá-los por mais tempo”, recomendou.

Dia Nacional do Deficiente Visual - Foi criado pelo então presidente da República Jânio Quadros, a partir do Decreto nº 51.405/61, em 26 de julho de 1961, para homenagear José Álvares de Azevedo, que introduziu a leitura braille no País. A criação da data é também um alerta quanto ao direito de igualdade e solidariedade, sem discriminação e distinção a qualquer grau, descrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Por Jacyara Araújo, jornalista com campus Macapá

Fotos: Camille Camilze

Assessoria de Comunicação Instituto Federal do Amapá (Ifap)

Telefone: 3198-2165