Página inicial > Mais Notícias > Projeto “Planetário Itinerante” é selecionado em chamada do CNPq

Projeto “Planetário Itinerante” é selecionado em chamada do CNPq

Publicado: Sexta, 20 de Janeiro de 2023, 05h35 | Última atualização em Terça, 24 de Janeiro de 2023, 12h01

Na foto, uma ilustração de um planetário. (Fonte: https://www.verkehrshaus.ch/it/visite/planetario.html)

Um projeto do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) pretende levar astronomia, astronáutica e ciência às escolas da capital do estado e aos municípios vizinhos do Pará. O “Planetário Itinerante: uma proposta para popularização na Amazônia Oriental” foi uma das propostas selecionadas na Chamada nº 36/2022, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Através do recurso total de R$ 384.600,00, que serão recebidos pelo CNPq, o projeto vai adquirir um planetário digital móvel, que é um local semiesférico onde se simula o céu e é possível projetar diferentes objetos celestes para observação. De acordo com o coordenador do projeto, professor de física Willians Almeida, o orçamento também engloba oferta de pagamento de bolsa a estudantes da instituição que desejem participar das atividades.

“Um planetário oferece ao público uma experiência de observação das constelações em um ambiente totalmente livre de poluição visual das cidades e dá a sensação de imersão total. As apresentações podem ser feitas por meio de vídeos roteirizados ou ao vivo e têm duração que varia de 20 a 30 minutos”, complementou o professor Cássio Renato Santos, que faz parte da equipe do projeto. “Dentro de um planetário digital ainda é possível simular viagens fictícias em naves espaciais, ver de perto a superfície de outros planetas, simular expedições ao fundo dos oceanos ou viagens por dentro do corpo humano”, concluiu o professor Cássio Renato.

Professores que atuam no projeto Planetário Itinerante: Willians Almeida (à esquerda), Jovino Silva (ao centro), Cássio Renato Santos (à direita)

Para Almeida, a localização do Amapá é privilegiada em termos de estudo da astronomia e possui um excelente contexto didático para divulgação da ciência. “A capital amapaense é a única do Brasil que é cortada pela linha do equador, tendo, portanto, posição privilegiada para observação do céu no que diz respeito a sua posição geográfica, pois em latitude 0° é possível observar constelações tanto do hemisfério celeste sul quando do norte”, informou o docente, que também atuará no projeto em conjunto com os professores Jovino Silva, do Campus Macapá, e Sandro de Souza Figueiredo, do Campus Santana.

Chamada CNPq Nº 36/2022 - Do Parque da Ciência à Exploração Espacial, Astronomia e Astronáutica - Exposições Itinerantes, Popularização e Interiorização da Ciência
A chamada do CNPq pretendeu apoiar projetos de exposições itinerantes e ações de popularização da Astronomia e Exploração Espacial que estimulassem a curiosidade científica e o pensamento crítico, contribuindo para a divulgação do conhecimento, considerando as especificidades locais/regionais para extrair os possíveis impactos dessa experiência a partir da percepção da população sobre a história da exploração espacial e assuntos ligados à Astronomia e Astronáutica.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá