Página inicial > Mais Notícias > Projeto Liderança elege novos representantes de turma

Projeto Liderança elege novos representantes de turma

Publicado: Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 09h56 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 10h00

Projeto possibilita escolha democrática dos representantes de turma

Os estudantes dos cursos de nível médio integrado, subsequente, Proeja e acadêmicos dos cursos superiores do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) que desejam ser representantes de turma podem se candidatar à vaga no período de 1º a 8 de fevereiro, de forma presencial. O momento é uma das ações do projeto ‘Liderança e Representatividade: uma escolha democrática’, que acontece desde 2011 e, neste ano, é coordenado pela Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped).

A segunda ação se refere às eleições, que acontecem em sala de aula de 9 a 28 de fevereiro, por meio de cédula eleitoral. Após a votação, serão definidos o 1º representante de turma, 2º vice-representante de turma e 3º suplente. Na terceira etapa do projeto, os alunos terão uma palestra de encerramento e reuniões ordinárias de acompanhamento das atividades.

O projeto tem como objetivo de desenvolver o protagonismo dos alunos e promover reflexões sobre a democracia e o exercício da cidadania. Para isso, utiliza-se de metodologias para prepará-los e orientá-los quanto ao exercício das atribuições e responsabilidades de um representante de turma.

É um projeto inovador com atividades que incentivam a participação dos estudantes nos processos democráticos realizados na instituição, como, por exemplo, maior engajamento dos estudantes nos processos de discussão coletiva, eleições e gestão participativa. Vale ressaltar que o protagonismo fomentado reforça para os alunos a importância da participação efetiva deles no processo ensino-aprendizagem”, afirmou a coordenadora do projeto, Jaqueline Ramos.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá