Página inicial > Mais Notícias > Projeto cria clube de xadrez e abre inscrições para interessados

Projeto cria clube de xadrez e abre inscrições para interessados

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 05h32 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 06h24
O xadrez é um jogo de tabuleiro capaz de aumentar o nível de concentração e desenvolver o raciocínio lógico

Para reunir estudantes, servidores e comunidade externa interessada na prática de xadrez é que o projeto de extensão “Club de Xeque-Mate Macapá”, do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), promove o evento “Dia X” com o objetivo de inscrever quem deseja participar do grupo de enxadristas. A atividade de mobilização, que acontece na próxima quinta-feira (16/3), às 11h30, na área de convivência, vai contar com o xadrez gigante e oito mesas com tabuleiros para os jogadores. As inscrições também podem ser feitas on-line através do link.

A pretensão é democratizar o acesso à prática e incentivar a cultura do xadrez, como explica o coordenador do projeto, professor Jovino Silva. "É muito importante a ampliação de práticas pedagógicas no ensino-aprendizagem. O jogo de xadrez pode contribuir decisivamente na formação de um pensamento mais humano e cooperativo que a aprendizagem do jogo pode trazer aos seus praticantes e, principalmente, representa uma interação com todas as áreas do conhecimento em que o educando poderá se beneficiar”, ressaltou.

De acordo com o projeto, o novo grupo de enxadristas vai se reunir em encontros semanais para treinamento e introdução e aperfeiçoamento das diversas técnicas de xadrez. “Seja como entretenimento ou ainda como prática esportiva, vamos oferecer o preparo necessário para serem competidores em torneios e competições internas e externas de xadrez”, complementou o coordenador.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá