Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Projeto quer mapear o uso de Tecnologia Assistiva no Ifap
Início do conteúdo da página

Projeto quer mapear o uso de Tecnologia Assistiva no Ifap

Publicado: Segunda, 13 de Março de 2023, 07h49 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 06h20

 

 


Pelo aspecto arquitetônico, o piso tátil é um exemplo de Tecnologia Assistiva (TA)

 

Tecnologias Assistivas são recursos que incluem pessoas com necessidades específicas em diversos ambientes, inclusive o escolar. Elas englobam tanto aspectos arquitetônicos (pisos táteis, rampas, elevadores) e mobiliários (mesas, cadeiras etc.) quanto metodologias educacionais, sejam eletrônicas ou não. E é pensando em mapear quais dessas ferramentas são utilizadas por servidores e alunos no dia a dia nos Campi do Instituto Federal do Amapá (Ifap) que o projeto de pesquisa “Educação Inclusiva: Tecnologias Assistivas aplicadas no Ifap” criou um questionário para coletar esses dados. Clique aqui para responder o questionário. Baixe, leia e assine o termo de consentimento, em seguida, envie-o para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

O objetivo da pesquisa é, dentre outros, propor a sistematização dos serviços que envolvam a inclusão, sejam eles relativos à estrutura arquitetônica ou aos recursos didático-pedagógicos utilizados em sala de aula, como estratégia de diminuir as dificuldades encontradas pelas pessoas com necessidades específicas.

 

De acordo com o coordenador do projeto e responsável pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Macapá, Cláudio Paes, o intuito é também elaborar um plano de acessibilidade e criar protocolos de implementação dos recursos que resultem efetivamente na superação de barreiras e contribuam para o acesso, permanência e aprendizagem.

 

Existe a preocupação de tornar os espaços mais acessíveis para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (PNEE). Com a pesquisa, visamos conhecer as tecnologias utilizadas e as não utilizadas nos campi, para sistematizar os dados coletados em um plano de acessibilidade e criar um protocolo de implementação a curto, médio e longo prazo”, complementou Paes.

 

Não fique de fora e contribua com a pesquisa
Preencha o termo de consentimento
 

 

 

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página