Página inicial > Mais Notícias > Power4Girls 2023: alunas do Campus Macapá têm projeto selecionado

Power4Girls 2023: alunas do Campus Macapá têm projeto selecionado

Publicado: Segunda, 20 de Março de 2023, 12h03 | Última atualização em Quinta, 30 de Março de 2023, 05h53
O tema da edição deste ano é “Inclusão e Acessibilidade”

As estudantes Aurora da Silva,  Clarice Bezerra, Júlia Maria Bernardes e Letícia Cristynne Leal, junto a professora-orientadora Rosana Tomazi

A edição do Programa Power4Girls 2023 selecionou, mais uma vez, um projeto que será desenvolvido por estudantes do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). A “APGirls2023” foi uma das 20 equipes selecionadas no Brasil e pretende, a partir de óleos extraídos de plantas fitoterápicas da Amazônia, como pracaxi, andiroba e copaíba, produzir novas formulações para aliviar dores articulares e desidratação na pele de pessoas com deficiência (cadeirantes, mobilidade reduzida e acamados).

As alunas Aurora da Silva (2º ano do curso Técnico de Estradas), Júlia Maria Bernardes (1º ano do curso Técnico de Alimentos), Letícia Cristynne Leal (1º ano do curso Técnico de Alimentos) e Clarice Bezerra (2º ano do curso Técnico de Química), junto à professora-orientadora Rosana Tomazi, desenvolverão produtos – cremes, pomadas ou loções – que podem ser aplicados em pessoas com mobilidade reduzida ou tetraplégicas para aliviar efeitos doloridos nas articulações ou com escaras.

Ter visibilidade na ciência é ainda mais difícil sendo uma mulher trans, e é muito gratificante ter meu espaço dentro deste projeto”, desabafou Aurora. Para Júlia, poder desenvolver o projeto é uma oportunidade de incluir mais meninas na ciência. “A atividade científica foi um espaço muitas vezes negado às mulheres, e este é um importante momento de mostrar nossos conhecimentos”, disse. "Através desse projeto, vamos contribuir para as necessidades físicas das pessoas ao mesmo tempo em que damos relevância à produção de produtos disponíveis na nossa floresta amazônica", complementou Clarice.

A proposta se difere das demais existentes porque são utilizados óleos regionais de plantas da Amazônia, de conhecimento tradicional e empírico, pelas comunidades quilombolas e indígenas da região, visto que os tratamentos são caros e poderão atender as pessoas em vulnerabilidades”, ressaltou Tomazi.

Elas possuem uma longa preparação para o desenvolvimento do projeto até a seleção final, que acontece em outubro, na cidade de Brasília-DF. Ainda neste mês, a equipe realiza reuniões com os mentores e sessões de orientação de como se dará o programa e o desenvolvimento da equipe. A partir de abril, ocorre a abertura oficial do programa em um evento virtual.

De forma on-line e durante seis meses (de maio a outubro), a equipe tem uma série de compromissos com a mentoria para o desenvolvimento de plano de ação, webinar mensal, treinamentos, oficinas, atividades em grupo e palestras para ampliar as competências criativas.

Participar do Programa Power4Girls e termos nosso projeto entre os 20 aprovados, entre tantos outros, foi uma grande alegria, principalmente porque se trata de uma iniciativa que fomenta o empoderamento de meninas. Educação é oportunidade”, concluiu a professora-orientadora, Rosana Tomazi.

Power4Girls 2023

O programa é uma iniciativa da Embaixada e Consulado dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Instituto Glória e apoio do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e tem como objetivo empoderar meninas por meio do estímulo à criatividade e inovação. Saiba mais em https://power4girls.com.br/.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá