Página inicial > Mais Notícias > Dia Mundial de Conscientização do Autismo: no Campus Macapá tem inclusão

Dia Mundial de Conscientização do Autismo: no Campus Macapá tem inclusão

Publicado: Quinta, 30 de Março de 2023, 12h44 | Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 13h28

Em 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a data de 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito contra pessoas que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). No âmbito do Instituto Federal do Amapá (Ifap) do Campus Macapá, através da Coordenação de Políticas Educacionais Inclusivas (Copen), é desenvolvido um importante papel institucional de incluir estudantes autistas no ambiente escolar/acadêmico e social.

A Copen acompanha, atualmente, 13 alunos que estão dentro do espectro autista, sendo sete de nível médio e seis de nível superior. O apoio a esses estudantes vão desde o mapeamento de quem precisa de assistência, anamnese com os pais e/ou responsáveis, reunião com os professores do curso, inclusão da turma para o acolhimento do colega autista e orientação de adaptação de recursos materiais e didáticos necessário.

De acordo com Cláudio Paes, responsável pela Coordenação de Políticas Educacionais Inclusivas, existem também os Atendimentos Educacionais Especializados (AEE), os quais têm como função identificar, elabora e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as berreiras para a plena participação dos alunos. “Os AEE’s acontecem semanalmente e vai reduzindo gradativamente, até que o aluno adquira autonomia e não necessite mais do suporte”, informou o coordenador.

O acadêmico em Tecnologia em Redes de Computadores, Oswaldo Pantoja, e o coordenador da Copen, Cláudio Paes

Egresso do curso técnico em Redes de Computadores do Campus Macapá e, hoje, acadêmico do curso superior em Tecnologia em Redes de Computadores, Oswaldo Pantoja, 18 anos, é um dos estudantes acompanhados pela Copen. “Gosto de mangás, aminação e me interessa desenvolver algo nessa área e já possuo muitas ideias de projetos, por isso escolhi Redes”, disse. Para a mãe, Dorinalda Costa, o setor desenvolve um importante papel para aprendizagem do filho. “Para pais que possuem filhos com alguma necessidade específica, eu indico o Ifap porque quando cheguei com o Osvaldo aqui, recebemos todo apoio do Napne e tivemos uma parceria muito boa com servidores e professores”, contou.

Coordenação de Políticas Educacionais Inclusivas (Copen)

O apoio a estudantes com deficiência, seja intelectual ou física, existe desde 2011 no Campus Macapá através do funcionamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne). Atualmente, o setor responsável mudou apenas de nomenclatura e, agora, chama-se Coordenação de Políticas Educacionais Inclusivas (Copen).

Equipe de técnicos Copen (Campus Macapá): Bruna Zamara, Cláudio Paes e Warney Matheus Teixeira

Na coordenação atuam os servidores Warney Matheus Teixeira Chaves (Revisor de Texto Braile), Bruna Zamara Ferreira de lima (Tradutora e Intérprete de LIBRAS) e Cláudio Paes Júnior (Assistentes Social e coordenador da Copen). Os professores Raimundo Alves Medeiros, Luciana Carlena, Tatiani da Silva e Maria Cristina da Conceição são professores de Educação Inclusiva ministram, dentre outros componentes curriculares, aulas de Libras e Braille nos cursos de graduação e pós-graduação.

Para o coordenador, Cláudio Paes, não dá para imaginar uma escola hoje sem um setor de inclusão. “Educação inclusiva vem para garantir que a pessoa autista tem direitos garantidos por lei e como pessoa humana, incluindo o direito de igualdade e o direito de oportunidades na sociedade”, frisou Paes.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá