Página inicial > Mais Notícias > Workshop discute energia solar

Workshop discute energia solar

Publicado: Sexta, 14 de Abril de 2023, 06h05 | Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 11h06

O uso de energia fotovoltaica, comumente chamada de energia solar, vem se tornando uma realidade em Macapá. Casas, pequenos empreendimentos e instituições públicas, como o próprio Instituto Federal do Amapá,(Ifap), já utilizam essa fonte de energia. Para discutir o uso dessas fontes renováveis e limpas que o Campus Macapá recebe, no dia 27/4, o workshop “Energia Solar: consumo consciente, cidade sustentável”, que será realizado às 14h, no auditório. A atividade é aberta a toda comunidade e as inscrições são gratuitas, clique aqui.

O evento, que possui quatro horas de duração e certificação com carga horária, tem a participação dos painelistas Willians Lopes de Almeida (professor do Ifap), Alaan Ubaiara Brito (Unifap), Inaldo Oliveira (Dreams Solar Energy) e Vinicius Borges Andrade (Cea Equatorial). Eles pretendem debater mercado, perspectivas do uso de energia fotovoltaica, dentre outros temas relacionados ao assunto.

Para o coordenador do workshop, professor Argemiro Bastos, o objetivo é melhorar a qualidade de informação sobre energia solar disponibilizada à população. “O Amapá é um estado do Brasil com grande potencialidade para seu uso, dada sua localização geográfica. Por isso, discutir essa temática é importante não só do ponto de vista da economia amapaense, mas do próprio bem-estar ambiental associado ao consumidor residencial, pois os sistemas fotovoltaicos são reconhecidos como uma fonte de energia confiável, eficiente e ecologicamente correta”, enfatizou.

14h – Apresentação do evento e dos painelistas;
14h15 às 14h45 – Painel 1: Nanomateriais e sua aplicação em células solares do tipo Gratzel – Prof. Dr. Willians Lopes de Almeida (IFAP);
14h45 às 15h15 – Painel 2: Conjunto fotovoltaico usado em batedeiras de açaí – Prof. Dr. Alaan Ubaiara Brito (UNIFAP);
15h15 às 15h45 – Painel 3: Perspectivas e o Papel da Fonte Solar Fotovoltaica no Amapá – Sr. Inaldo Oliveira (Dreams Solar Energy);
15h45 às 16h15 – Painel 4: Mercado da geração distribuída: desafios da concessionária de energia elétrica – Engenheiro Vinicius Borges Andrade (CEA Equatorial).
16h15 às 16h30 – Coffee break
16h30 às 17h30 – Roda de conversa sobre os painéis apresentados.
17h30 às 17:45 h: Encerramento.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá