Campus Macapá promove campanha de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
A iniciativa faz parte do Projeto de Ensino intitulado "Faça Bonito no IFAP e na vida" e visa contribuir na conscientização e na prevenção
Por ocasião do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, o Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Seção de Gerenciamento de Assistência Estudantil (Segae), promove durante este mês a campanha "Faça Bonito no IFAP e na vida: defenda nossas crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual". Serão realizadas atividades para a conscientização da comunidade estudantil com o objetivo de contribuir com a prevenção e enfrentamento da violência sexual, criando na instituição espaços de orientação e reflexão sobre a temática.
A campanha promove na quarta-feira (10/5) uma roda de conversa com os estudantes do Proeja para debater a temática “Enfrentamento da violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, um compromisso de todos”.
No sábado (13/5), os pais e/ou responsáveis dos estudantes do Campus terão a oportunidade de receber a orientação sobre o tema a partir da palestra “A importância da família na prevenção e acolhimento da vítima de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes” durante a realização Plantão Pedagógico, às 8h.
Os servidores e estudantes dos cursos de graduação também serão orientados na quarta-feira (17/5) através da mesa redonda: “O papel do educador no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”. Na quinta-feira (18/5) acontece o Saral Cultural no hall do auditório do Campus Macapá.
De acordo com a coordenadora da campanha no Campus, a assistente social Maria Lúcia Barroso, "a maioria dos casos de violência ocorre no ambiente familiar e por essa razão muitas vítimas buscam na escola o apoio para sair do ciclo de violência, por isso a importância da realização da campanha". Segundo ela, por meio desta iniciativa, "poderemos trazer a temática do enfrentamento e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes para discussão e reflexão dos diversos sujeitos da comunidade ifapiana, sejam alunos, familiares ou educadores, de modo a fortalecer o combate a esse crime tão perverso".
A equipe do projeto espera que a campanha contribua para a formação humana, profissional e pessoal dos sujeitos da comunidade escolar do Campus Macapá.
Rede Abraça-me
No Amapá, a defesa dos direitos e o combate ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes é coordenada pela Rede Abraça-me. Além de ações preventivas, a Rede busca integrar diversas políticas públicas, favorecer a interação, a articulação e a troca de informações entre os serviços, com o objetivo de agilizar e qualificar o atendimento da criança e do (a) adolescente vítima de violência sexual no município de Macapá, utilizando o fluxograma de atendimento.
A Rede é coordenada pela Secretária de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIM) do Amapá. O Ifap, através da equipe multidisciplinar do Departamento de Assistência Estudantil do Campus Macapá, faz parte da Rede Abraça-me junto com diversas entidades da sociedade civil e órgãos governamentais.
18 de Maio
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes comemorado no dia 18 de maio foi instituída pela Lei Federal 9.970/2000. O objetivo é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
Como denunciar
Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania de 2022, apresenta que apenas no ano passado, dentre o total das denúncias recebidas pelo Ministério, 18,6% das denúncias tratava-se de violência sexual contra crianças e adolescentes, a maior porcentagem de violação de direitos destes público.
Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco. As denúncias podem ser feitas a qualquer uma dessas instituições:
• Conselho Tutelar da sua cidade;
• Disque 100 ou disque denúncia local;
• Delegacias especializadas ou comuns;
• Polícia Militar, Polícia Federal ou Polícia Rodoviária Federal;
• Número 190;
• Crimes na web: https://new.safernet.org.br/denuncie.
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais