Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá realiza 3º Encontro de Práticas, Pesquisa e Produção Matemática
Início do conteúdo da página

Campus Macapá realiza 3º Encontro de Práticas, Pesquisa e Produção Matemática

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2023, 08h37 | Última atualização em Quinta, 25 de Maio de 2023, 15h16

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá, através do colegiado de Licenciatura em Matemática, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap) e Faculdade Madre Tereza (Famat), realiza o 3º Encontro de Práticas, Pesquisa e Produção Matemática no Amapá. O evento acontece nos dias 22 e 23 de junho e traz a oportunidade de estudantes, profissionais e interessados na área se aprofundarem em conhecimentos e pesquisas atuais desenvolvidas nos ambientes acadêmicos e científicos. Inscreva-se aqui.

 

Palestras, minicursos, oficinas, comunicações científicas e mesas-redondas fazem parte das atividades que envolvem docentes do Ifap, de instituições parceiras do Amapá, de outros estados e países, como Colômbia e Portugal. O evento inicia a partir das 8h do dia 22/6 no auditório do Campus Macapá. Confira a programação completa clicando aqui.

 

A palestra de abertura do encontro tem como tema “Conversando sobre Metodologia Científica e Produção em Pesquisa” e será ministrada pela professora e pesquisadora da área de Etnomatemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Sandra Mattos. Durante a tarde do dia 22/6, sete oficinas acontecem simultaneamente em salas de aula e laboratórios do Campus.

 

Já no segundo dia de evento, a mesa-redonda “Relatos de Pesquisas em Etnomatemática com Povos Originários, Ancestrais e Tradicionais” reúne os docentes Romaro Silva (Ifap), Darlene Saraiva (IFAM), José Roberto Linhares (UFF), Aldo Parra (Univerdidad del Cauca/Colômbia) e Pedro Plhares (Universidade Minho/Portugal). A atividade tem como temática as pesquisas em etnomatemática com povos originários e ancestralidade.

 

Em seguida, “Ensino de Matemática, Cultura Amazônica e Questões Étnico-raciais na Educação Básica” e “Transformada de Fourier Aplicada a Astrofísica” dão sequência à programação. No período da tarde, seis minicursos e formação para professores de educação básica voltada para trilhas de aprofundamento em matemática dentro dos itinerários formativos da BNCC concluem a programação.

 

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página