Página inicial > Mais Notícias > Projetos são apresentados na Primeira Conferência do Meio Ambiente do Campus Macapá

Publicado: Quinta, 01 de Junho de 2023, 12h33 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 10h55

Iniciativa é do Colegiado de Ciências Humanas e envolveu estudantes dos cursos técnicos integrados

O auditório do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) sediou na quarta-feira (31/5) a 1ª Conferência do Meio Ambiente. A iniciativa foi promovida pelo Colegiado de Ciências Humanas e Artes (Cocha) do Campus e reuniu estudantes dos cursos técnicos integrados para apresentação de projetos e atividades interdisciplinares de promoção da preservação ambiental.

“Saúde e Bem-estar: respeito e valorização de vida!” foi o tema proposto para a Primeira Conferência. O objetivo foi fortalecer a conservação e preservação dos recursos naturais envolvidos na qualidade de vida.

Segundo os organizadores, a conferência é resultado do projeto interdisciplinar desenvolvido desde 2021 e que vem possibilitando a elaboração de propostas que se adequam às mais variadas temáticas, visando trazer uma discussão interdisciplinar e integral entre estudantes, docentes e a comunidade para melhor interpretação da realidade local.

Na abertura do evento, o diretor-geral do Campus Macapá, Marcio Prado, destacou a importância da iniciativa e incentivou os estudantes para que se mantivessem comprometidos com a preservação do meio ambiente. O diretor parabenizou a equipe organizadora pelo trabalho realizado.

Segundo o coordenador do evento e do Colegiado de Ciências Humanas e Artes, professor Ronne Franklin Dias, o projeto é uma iniciativa de caráter colaborativo. “O projeto é de toda a comunidade ifapiana, mas com a preocupação de que os estudantes, que trabalham juntos, o projeto é com eles e para eles, entendendo que eles são os protagonistas deste processo”, destacou.

O evento contou ainda com a presença do pró-reitor de Ensino do Ifap, Victor Hugo, do diretor de Ensino Marcus Buraslan, além de professores do colegiado e convidados para prestigiar a iniciativa com suas turmas.

Apresentações

Para a Primeira Conferência foram selecionados 21 projetos, representando cada um uma turma, para que fossem apresentados e avaliados durante o evento. Cada projeto, de caráter interdisciplinar, teve um professor orientador para ser desenvolvido em diferentes modalidades.

Os projetos abordados dialogam com temas como meio ambiente, sociedade, cultura e lazer e foram desenvolvidos a partir de sala de aula, espaços urbanos locais, visitas técnicas e análise de pesquisas.

Atividades de paisagismo, reaproveitamento de caroço de açaí, desmatamento, reaproveitamento de lixo eletrônico, tecnologia, dentre outros, foram destacados.

Alguns temas de projetos apresentados na Primeira Conferência:

- Criação de um padrão de qualidade para as águas dos conjuntos habitacionais de Macapá.

- O reaproveitamento do caroço de açaí para a produção de bioenergia no Arquipélago do Bailique.

- Desmatamento causado pela expansão das áreas urbanas em Macapá-AP.

- Conscientização socioambiental em áreas de ressaca.

- Transforma 3D.

- Green Tech: solução para o lixo Eletrônico.

- Alerta PHELP.

- Calculadora de produtos agrícolas voltado para a comunidade quilombola da área de proteção ambiental do Rio Curiaú.

- Água limpa para todos: simplificando a análise de qualidade da água em área da ressaca Chico Dias em Macapá-AP.

- Reconfiguração de espaços ambientais e qualidade de vida.

- Praça Alameda Serrano.

- Praça Floriano Peixoto.

- A percepção geográfica nos espaços de valorização à vida.

- Se prepara - Fome e exportação.

- Entre linhas (debate sobre uso abusivo dos agrotóxicos).

- Desvalorização dos agricultores familiares, preço alto dos alimentos, uso de agrotóxicos e a incerteza alimentar.

- Protege nosso verdão.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá