Página inicial > Mais Notícias > Alunos são medalhistas em Olimpíada Internacional de Matemática

Alunos são medalhistas em Olimpíada Internacional de Matemática

Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2023, 05h44 | Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2023, 09h26

Um grupo com seis estudantes do ensino médio técnico dos cursos de Estradas e Edificações do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi medalhista na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (OIMSF 2022). A equipe resolveu, de forma coletiva e presencial, uma prova com 12 questões dissertativas de matemática, e a pontuação obtida rendeu-lhes medalhas de prata na etapa regional e de bronze na etapa nacional da competição.

A OIMSF é uma competição internacional de matemática que tem o objetivo de promover a solução de problemas matemáticos através do trabalho colaborativo e, em 2022, teve a participação de 70 mil estudantes. Danilo Henrique Mendonça Assunção, Beatriz da Silva Lobato, João Gabriel De Souza Souza, Antônio Fábio Galvão Araújo, Eduardo Almeida Soares e Hevely Gil de Sousa Barbosa, todos estudantes do Campus Macapá, estiveram entre as equipes medalhistas da olimpíada.

Diferente das competições individuais, a prova na OIMSF é feita pela equipe, de forma colaborativa e as resoluções são feitas em grupo. Os alunos foram coordenados pelo diretor-geral do Campus Macapá e professor de Matemática, Márcio Prado. “Como professor coordenador da prova aqui no Campus, atuei apenas na supervisão de controle do tempo, resolução de problemas de conectividade ou de equipamentos, por exemplo. Todo resultado obtido é mérito do grupo”, ressaltou Prado.

A experiência dos estudantes

Foi uma experiência diferente, geralmente olimpíadas de matemática focam no desempenho individual, e fazer uma olimpíada de matemática em grupo estimulou a compartilhar conhecimento com outras pessoas muito inteligentes. Fico muito satisfeito em nosso trabalho em equipe ter tido como fruto essas duas medalhas. É um momento bem gostoso onde a gente pode trabalhar juntos e discutir sobre a matemática, ciência que eu e minha equipe amamos muito”. - Danilo Henrique Mendonça

Ao fazer a prova em grupo, eu tive a oportunidade de compartilhar ideias, discutir estratégias e explorar diferentes abordagens para resolver as questões. Minha experiência nesta olimpíada foi incrível e enriquecedora. Foi um desafio emocionante resolver os problemas propostos e trabalhar em equipe para isso”. - Antônio Fábio Galvão

Foi uma experiência diferente e única, na qual tivemos que aprender a colaborar em equipe, o que já é bem diferente das nossas outras vivências com olimpíadas. Achamos uma experiência tão intrigante que decidimos participar novamente da olimpíada, com a mesma equipe. Foi um momento extraordinário onde pudemos discutir questões e linhas de raciocínios diferentes que somam com o seu, e isso é excepcional. Tanto quanto a sensação de estar entre amigos que gostam da mesma coisa e estarem unidos com um só objetivo”. - Beatriz da Silva.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá