Página inicial > Mais Notícias > Alunos de Edificações ficam em primeiro lugar em concurso com concreto mais resistente

Publicado: Segunda, 26 de Junho de 2023, 08h09 | Última atualização em Quarta, 19 de Julho de 2023, 08h24
Estudantes participaram do Concurso Cocar, realizado no 28º Encontro Regional Ibracon

Bianca Cristine Moreira, Lucas Wilson dos Santos, Ryan Henryque Cantuária e Mariane Ferreira Santos, estudantes do curso Técnico de Edificações do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), ficaram em 1º lugar no concurso estudantil de Concreto Colorido de Alta Resistência (Cocar), promovido no 28º Encontro Regional do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), em Belém-PA.

O desafio propôs que os competidores produzissem um concreto colorido de alta resistência, ou seja, acima de 50 MPa, em um molde de 5 centímetros de diâmetro por 10 centímetros de altura. “Atingir resistências altas para o concreto requer conhecimento sobre dosagem deste tipo de concreto e conhecimento sobre moldagem do corpo de prova (CP) de concreto, pois tudo influencia na resistência”, disse a professora-orientadora do grupo, Natasha Costa.

Para atingir o objetivo da competição, o uso dos laboratórios do Campus Macapá foi fundamental na preparação dos estudantes. “As aulas laboratoriais são o motivo de a equipe conseguir fabricar o concreto de alta resistência, pois calcular a dosagem, que é a proporção dos materiais, sem realizar a mistura experimental para verificação das resistências não completa o ensino, nem possibilita que os discentes analisem o material”, frisou a docente.

A equipe do Campus Macapá, Concretlife, atingiu a marca de 61 MPa, após cinco meses de estudos de dosagem no laboratório do Instituto. Para isso, foram feitas quatro misturas, e a escolhida alcançou a maior resistência. “Concreto de alta resistência tem elementos a mais que os tradicionais cimento, areia, brita e água. São necessários outros materiais, como sílica ativa, metacaulim e aditivos superplastificantes, onde suas utilizações só são mostradas nas aulas práticas no laboratório”, complementou Natasha.

A capitã da equipe, Mariane Santos, destaca a importância da experiência para sua vida acadêmica. “Posso destacar que é a primeira vez que nossa equipe participa de um evento como esse, e voltar como campeões do concurso Cocar só reforça a importância do impulsionamento juvenil na pesquisa. A Concretlife deu o seu primeiro passo, podemos dizer que sentimos orgulho pelo trabalho em equipe construído e agradecemos a motivação de muitos que nos conduziram até essa conquista”, comemorou.

A experiência da Equipe Concretlife na Ibracon

Foi uma experiência incrível de muito aprendizado, ao ter um contato mais aprofundado com a engenharia e profissionais da área, algo que despertou ainda mais a minha curiosidade pela área e colaborou para meu crescimento pessoal. Cada palestra e conhecimento adquirido serviu de impulso para seguir a carreira profissional de engenheira”. - Bianca Cristine

Essa experiência ficará marcada em minha trajetória. Todas as oficinas prestadas no evento foram de grande importância para meu crescimento enquanto técnico em edificações” - Lucas Santos.

Esse congresso possibilitou um novo olhar para a engenharia civil, abrindo novas portas para o conhecimento ao encontrar diversos profissionais renomados na área e obter mais conhecimento deles. Em suma, foi um conjunto de experiências incríveis.” - Ryan Henryque

Participar do Ibracon foi um momento marcante em minha trajetória acadêmica e de despertar pessoal para o campo da pesquisa. É imensurável descrever como foi fundamental para o meu crescimento como técnica e amadurecimento como pessoa ter tido a oportunidade de fazer um networking com referências na Engenharia Civil e ampliar meus conhecimentos em um desejado início como pesquisadora.” - Mariane Santos

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá