Página inicial > Mais Notícias > Estudantes podem fazer rematrícula de forma on-line

Estudantes podem fazer rematrícula de forma on-line

Publicado: Sexta, 07 de Julho de 2023, 14h03 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2023, 10h26

Os estudantes dos cursos técnicos Proeja e Subsequente, bem como acadêmicos de cursos superiores e  Pós-graduação do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) devem realizar a rematrícula para o semestre letivo 2023.2 a partir desta segunda-feira (10/7). As aulas do segundo semestre iniciam no dia 2 de agosto.

O procedimento de rematrícula acontece exclusivamente pela internet, através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O Estudante pode acessar o ambiente virtual e seguir as orientações abaixo.

Para os estudantes que possuem matricula ativa no Sistema Acadêmico SAGES (matrículas anteriores ao ano de 2016) a rematrícula acontece através do envio de e-mail à Seção de Gerenciamento de Registro Escolar (Seresc), seguindo as orientações também apresentadas abaixo.

Cursos: Técnico Proeja, Técnico Subsequente e Pós-graduação
1ª Chamada: de 10/07 a 16/07
2ª Chamada: de 17/07 a 23/07
3ª Chamada: de 24/07 a 31/07
Período de Solicitação de Trancamento: 10/07 a 31/08
Atenção: A solicitação de trancamento é realizada na Aba “Requerimentos”, dentro do menu “Ensino > Dados do Aluno ou Meus Dados”.

Cursos: Superiores
1ª Chamada: de 10/07 a 16/07 (somente matrícula em disciplinas do curso de ingresso)
2ª Chamada: de 17/07 a 23/07 (somente matrícula em disciplinas do curso de ingresso)
3ª Chamada: de 24/07 a 31/07 (disponível também matrícula em disciplinas de outro curso)
Período de Solicitação de Trancamento e Aproveitamento de estudos: 10/7 a 31/8
Atenção: A solicitação de trancamento é realizada na Aba “Requerimentos”, dentro do menu “Ensino > Dados do Aluno ou Meus Dados”.
As turmas dos cursos superiores que ingressaram em 2023/1 seguem calendário diferente e encerram o período letivo 2023/1 em 14/8. E, portanto, a renovação de matrícula para essas turmas ocorrerá nos dias 19 e 20/8, pois as aulas do 2º semestre iniciarão dia 21/8.

• Procedimento para renovação de matrícula no Sistema Acadêmico Suap:

1- Acessar o site: http://suap.ifap.edu.br
2- Após entrar no Suap, clicar em “Faça sua matrícula online” no canto superior esquerdo da tela inicial;
3- Faça o preenchimento do Formulário de Caracterização Social;
4- Selecione as “Disciplinas” que deseja cursar, verificando o horário destas, e clique no botão “Salvar”.
Obs.1: Legenda do horário – exemplo: 3N45 (3-Terça;N-noturno;4-quarto horário;5-quinto horário).
Obs.2: As matrículas em disciplinas de outros cursos só estarão disponíveis no período da 3ª Chamada (de 24/7 a 31/7). Antes de matricular-se na disciplina de outro curso, verifique junto ao coordenador do curso se a disciplina é equivalente à do seu curso.
Obs.3: Caso necessite fazer ajustes de disciplinas após solicitar a matrícula e ainda não tiver sido processada pelo sistema, basta acessar novamente em “Faça sua matrícula online”, clicar em desmarcar a disciplina e depois em Salvar.
Obs.4: Após o processamento da matrícula, o Cancelamento de Disciplina pode ser solicitado através da Aba “Requerimentos”, dentro do menu “Ensino> Dados do Aluno ou Meus Dados” até 3/9/2023.
5- As matrículas serão processadas no sistema ao final de cada chamada. Somente após o processamento pelo sistema, a declaração de matrícula atualizada ficará disponível em seu perfil do Suap.

• Procedimento para renovação de matrícula para alunos do Sistema Acadêmico SAGES que estão com matrícula ativa:

Título: Solicitação de Renovação de Matrícula para 2023/2.
Mensagem: Nome Completo, CPF, Nome do Curso, Ano de Ingresso.
Nome da Disciplina – Semestre (Obs.: verifique no horário abaixo a oferta de disciplinas)
Período de Renovação: 10/7 a 31/7

Atenção: Caso não esteja com matrícula ativa, deve entrar em contato com a coordenação do curso.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instagram: @ifapoficial