Página inicial > Mais Notícias > Estudantes conquistam ouro e prata em concurso internacional de matemática

Estudantes conquistam ouro e prata em concurso internacional de matemática

Publicado: Quinta, 24 de Agosto de 2023, 06h57 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 13h59

Os medalhistas: Danilo Assunção (à esquerda), Beatriz Lobato (ao centro) e Thayná Nobre (à direita)

Uma medalha de ouro e duas de pratas. Esse foi o resultado que os estudantes Beatriz Lobato, do curso Técnico de Edificações, Danilo Assunção, do curso Técnico em Estradas, e a Thayná Nobre, do curso Técnico em Redes de Computadores do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) conquistaram no Concurso Canguru de Matemática 2023. As provas aconteceram no mês de março e a entrega da premiação foi realizada pelo diretor-geral Márcio Prado na última terça-feira (22/8).

A estudante Beatriz Lobato, que obteve ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP) durante o ensino fundamental, foi também a primeira aluna do Campus Macapá a ficar com o lugar mais alto do pódio na competição Canguru de Matemática. Beatriz confessa que o estímulo dos colegas fez com que ela voltasse a participar de olimpíadas de conhecimento.

No ensino fundamental, tinha participado da Obmep e cheguei a ganhar medalha de bronze e ouro. Com a pandemia, perdi o interesse em fazer essas provas. Mas, com a volta às aulas presenciais e o estímulo dos meus amigos, voltei a me dedicar”, disse Beatriz.

Além do interesse pela matéria, foi também por causa dos colegas que a estudante Thayná Nobre resolveu participar da competição. “Meu grupo de amigos na sala são bem envolvidos com matemática e, de início, a nossa participação foi para testar nossos conhecimentos e para nos divertimos. Mas nossa dedicação resultou nas medalhas, o que foi bem gratificante”, contou a medalhista de prata.

Danilo Assunção, também medalhista de prata, já participou de inúmeras olimpíadas de conhecimento, sendo premiado na maioria delas. Para ele, as competições aprofundam os conhecimentos em sala de aula. “As olimpíadas reforçam nossa criatividade. Vimos que não é só pegar uma fórmula e aplicar, mas sim utilizá-la em diferentes contextos e ideias”, afirmou.

O diretor-geral do Campus Macapá, Márcio Prado, que também é professor de matemática, foi o responsável pela coordenação do concurso no Campus Macapá. “Ver nossos alunos entre os primeiros na Canguru dá muito orgulho deles, dos seus professores e servidores que colaboram, em conjunto, para levar uma educação pública de qualidade”, comemorou.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá