Página inicial > Mais Notícias > Pesquisas nas áreas de engenharias é tema de congresso no Campus Macapá

Pesquisas nas áreas de engenharias é tema de congresso no Campus Macapá

Publicado: Sexta, 25 de Agosto de 2023, 08h07 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 12h16

Participantes do II COPENG | Foto: Ruan Vieira - Secom Campus Macapá

Com o tema "Pesquisa como instrumento para expandir fronteiras", os colegiados dos cursos de Construção Civil, Engenharia Civil e Mineração do Campus Macapá, do Instituto Federal do Amapá (Ifap), promoveram de 22 a 24 de agosto o II Congresso de Pesquisas em Engenharias (II COPENG). O evento teve por objetivo a divulgação científica e a integração entre trabalhos de pesquisadores do Ifap e de instituições de tecnologia no estado. Fotos do evento aqui.

De acordo com os organizadores do evento, o II COPENG permitiu expor aos participantes soluções inovadoras nas áreas da Engenharia Civil e da Mineração por meio da apresentação de trabalhos técnicos, palestras e minicursos, dialogando sobre ciência, pesquisa e inovação com o público participante, estudantes de cursos técnicos de nível médio, graduação, pós-graduação e profissionais das áreas.

Na mesa de abertura, a coordenadora da comissão organizadora, professora Natasha Costa, afirmou que o evento serve para “mostrar para a comunidade, tanto do Ifap quanto das (outras) instituições do estado, a nossa produção e receber também a produção científica que está sendo feita por outros pesquisadores”. Segundo a coordenadora, neste ano foi possível realizar um evento com uma dimensão maior, trazendo palestrantes externos para dar oportunidade aos estudantes do Campus Macapá de entrar em contato com pesquisadores de alto nível da área.

A mesa foi composta pelos representantes das áreas de engenharias dos cursos do Campus Macapá, professores Agostinho Oliveira, Osvaldo Vasconcelos e Franciolli Araújo; pelo diretor de Ensino em exercício, Hilton Castro; e o diretor-geral, Marcio Prado.

O evento contou ainda na abertura com a participação do professor doutor Rodrigo Rodrigues da Cunha, diretor técnico do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON - Regional Pará) que tratou o tema das “Oportunidades que a Construção Civil Oferece". Na palestra, o docente destacou como exemplo os principais processos e tecnologias utilizados para a recuperação em tempo recorde da Ponte da União, na região de Acará, nordeste do Pará, sobre o Rio Moju, que desabou em 2019 após o choque de uma balsa.

Ao longo do evento, outros profissionais especializados em pesquisa nas áreas de engenharias também marcaram presença, como o professor doutor Marcelo Oliveira, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e o doutor Marcos Chagas.

Os laboratórios do Campus Macapá também foram espaços para a difusão científica proposta pelo II COPENG. Os estudantes dos cursos de Construção Civil, Edificações, Engenharia Civil e Mineração participaram de minicursos e mesa-redonda, além de realizarem apresentação de trabalhos e pesquisas desenvolvidas a partir de conteúdos ministrados em sala de aula.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instagram: @ifapoficial