Página inicial > Mais Notícias > Projeto cria cartilha para combater o desperdício de alimentos

Projeto cria cartilha para combater o desperdício de alimentos

Publicado: Sábado, 02 de Setembro de 2023, 06h21 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 12h00

Turmas dos 3º anos A e B do curso Técnico em Alimentos do Campus Macapá

Com o objetivo de combater o desperdício alimentar, as turmas do curso Técnico em Alimentos espalharam cartazes pelo Campus Macapá e distribuíram cartilha educativa em escola pública no bairro Macapaba para promover o consumo consciente dos alimentos. As ações fazem parte do projeto de extensão “Redução de desperdício de alimentos’, coordenado pela professora Lauana Pantoja.

De acordo com a coordenadora do projeto, a ideia de conscientizar a comunidade interna e externa sobre o tema partiu de uma pesquisa realizada ainda em 2019 com alunos que almoçavam no refeitório do Ifap. Nela, foi constatado que uma quantidade significativa de alimentos eram desperdiçados diariamente. O questionário indicou que o alimento desperdiçado pelos estudantes no almoço poderia alimentar 544 alunos a mais.

Entrega das cartinhas em escola pública do bairro Macapaba

A cartilha distribuída foi fruto do trabalho de pesquisa de 49 alunos dos 3º anos do curso Técnico em Alimentos. O material mostra que alguns alimentos que iriam para o lixo, como casca da laranja, folhas de repolho, casca e sementes do maracujá, dentre outros, podem ser reaproveitados. Clique aqui para ler a cartilha.

“Nossa cartilha aborda formas de reaproveitar frutas e legumes, além de mostrar os benefícios do consumo de cascas e sementes que geralmente vão para o lixo. Ela também possui dados estatísticos que podem ajudar na conscientização da redução do desperdício alimentar da comunidade em geral”, informou a professora Lauana Pantoja.

Para o estudante Renan Gabriel, o projeto ajuda a guiar as pessoas para reaproveitamento inteligente dos alimentos. “A maioria das pessoas não tem certeza se podem ou como podem aproveitar determinados alimentos. Então, com a cartilha e as informações que formatamos, damos redirecionamento a quem deseja reaproveitar os resíduos de alguns alimentos”, reforçou.

A prevenção também causa impactos sociais, econômicos e ambientais à sociedade, como frisa o aluno Anthony Keven. “A conscientização leva a uma utilização mais responsável dos recursos disponíveis. Além disso, o projeto demonstra o compromisso da instituição em promover práticas sustentáveis, que influenciem a comunidade acadêmica e a sociedade”, disse o estudante.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá