Página inicial > Mais Notícias > Colegiado de Letras realiza aulas de redação com foco no Enem

Colegiado de Letras realiza aulas de redação com foco no Enem

Publicado: Terça, 05 de Setembro de 2023, 07h54 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 11h50

Estudantes dos 3º anos dos cursos técnicos do Campus Macapá do Instituto Federal Amapá (Ifap) se preparam para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o auxílio do projeto “Ifap em Foco para o Enem – Caminhos para a escrita criativa e produtiva”. Os encontros são organizados pelo Colegiado do curso de Licenciatura em Letras, que iniciou as atividades no último sábado (2/9) e ainda promove mais duas aulas nos dias 7/10 e 21/10.

Nesses três encontros, as cinco competências da redação do Enem (I. Domínio da escrita formal da língua portuguesa; II. Compreensão do tema sem fuga da proposta do Enem; III. Organização das ideias; IV. Coesão e coerência; e V. proposta de intervenção) serão trabalhadas junto aos alunos participantes. No último sábado (2/9), os professores Fabrício dos Santos (convidado), Caio Brandão, Ângela Miranda, Cláudia Mazur (convidada) e Chrisse Castro trabalharam a competência I, que envolveu assuntos de introdução ao texto dissertativo e dicas de como não zerar a prova.

De acordo com uma das coordenadoras do projeto, professora Chrissie Castro, a ideia de iniciar o “Ifap em Foco para o Enem” é, principalmente, dar acesso a um preparatório mais focado na redação para quem não tem condições financeiras para pagar um curso específico. “Nós verificamos que alguns alunos precisam de aulas direcionadas para a redação do Enem por não ter dinheiro para pagar um cursinho, então o colegiado de Letras sentiu a necessidade de dar esse suporte, e, com isso, iniciamos o projeto”, frisou.

A estudante Beatriz Monte, do curso Técnico em Química, reitera como uma boa nota na redação pode fazer toda diferença no desempenho final para a tão almejada vaga. “Já faz alguns anos que a redação do Enem passou a ser um tópico muito importante do Enem. Com isso, é fundamental a instituição dar esse suporte pra gente, porque muitos não têm condições de fazer um cursinho fora do Ifap. Essa é uma oportunidade para que todos os alunos consigam um melhor rendimento no Enem”, disse. Para Gabriel Alves, aluno do curso Técnico em Mineração, as aulas com enfoque no Enem complementam o que é visto em sala de aula. “Nossas aulas têm foco em gramática e literatura, e essa complementação para estruturar nosso texto para o Enem é fundamental”, concluiu.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá