Ouro, prata e bronze: estudantes do Campus Macapá se destacam na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia
Cresce, a cada ano, a cultura de participação em competições de conhecimento entre os alunos do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Desta vez, 15 estudantes divididos em cinco equipes conquistaram duas medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG). Um grupo foi credenciado para a fase final que acontece de forma presencial no dia 1 de dezembro em Campinas/SP.
Os alunos João Gabriel de Souza, Beatriz da Silva Lobato e Hevely Gil de Sousa, da equipe Pororoca, recebeu medalha de ouro e foi selecionada para a etapa nacional. O grupo Wings, formada pelos estudantes Everson Pereira, Antônio Fábio Galvão e Eduardo Almeida também recebeu medalha de ouro.
As equipes Aruanas e Sociedade Z, formada pelas alunas Débora Evelyn Sousa, Gabrielle Conceição e Renata Lorena Pereira; e Flávio Raíque, Maria de Fátima e Christopher da Silva, respectivamente, levaram a medalha de prata. Já os estudantes Brenno Pallheta, Renan Gabriel Almeida e Lucas Santos ganharam a medalha de bronze.
A etapa estadual foi composta por três fases online de caráter classificatório, sendo a primeira com 20 questões e uma tarefa, a segunda com quinze questões e duas tarefas e a terceira com cinco questões e três tarefas. Em todas as fases, as equipes foram orientadas pela professora de geografia do Campus Macapá, Rosinete Cardoso.
“Além do conhecimento agregado durante preparação dos nossos alunos e das oportunidades de entrar em universidades renomadas do país através da conquista de medalhas, destaco ainda que eles têm vivências e diálogos entre a Geografia e outras áreas do conhecimento”, destacou Cardoso.
Preparação
O destaque dos alunos na OBG também foi fruto do projeto de ensino “A aprendizagem interdisciplinar como estratégia para as Olimpíadas de Geografia e Ciências da Terra”, elaborado pela docente Rosinete Cardoso. As atividades compreenderam oficinas de aprofundamento teórico multidisciplinar de assuntos que são abordados na OBG. Além do componente curricular de Geografia, os alunos puderam relacionar a matéria com áreas diversas, como, por exemplo, mineração e geoprocessamento.
Os professores Juliana Barros (Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG), Ana Karoline Bezerra (Instituto Federal do Pará/IFPA), Lídia Dely Alves, José Ernaldo de Alcantara, Fátima Sueli Oliveira e o Grupo Gesp (Grupo de Estudos em Solos e Plantas de Porto Grande) atuaram como colaboradores.
A estudante Hevely Gil de Sousa, da equipe Pororoca, conta que a preparação ajudou o bom desempenho, mas ela também acredita que o trabalho em equipe, neste ano, foi fundamental para conseguir o ouro e o credenciamento para etapa final. “Ano passado ficamos com a prata e agora a gente se uniu mais. Então todas as manhãs nos reuníamos e discutamos as questões”, contou.
Certificação
Na última quinta-feira (21/9), as cinco equipes receberam certificação de participação. O diretor de ensino em exercício, Hilton Prado, a coordenadora das equipes, professora Rosinete Cardoso, e as professoras que colaboraram com o projeto “A aprendizagem interdisciplinar como estratégia para as Olimpíadas de Geografia e Ciências da Terra”, Lídia Dely Alves e Fátima Sueli Oliveira, fizeram parte da entrega dos certificados aos alunos.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais