Página inicial > Mais Notícias > II Concurso de Oratória Científica abre inscrições

II Concurso de Oratória Científica abre inscrições

Publicado: Quarta, 27 de Setembro de 2023, 11h33 | Última atualização em Quarta, 27 de Setembro de 2023, 12h04

Competição vai avaliar habilidade de comunicação oral dos proponentes

De 20 de setembro a 13 de outubro estão abertas as inscrições para o II Concurso de Oratória Científica (COC). O evento busca avaliar a habilidade da comunicação oral dos participantes e é uma das atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Campus Macapá, que acontece de 16 a 20 de outubro. Estudantes do ensino médio à pós-graduação das redes de ensino públicas e privadas de Macapá podem se inscrever clicando aqui. Leia o regulamento do concurso.

Para participar, o candidato deve enviar um vídeo gravado com um discurso sobre o tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. O material deve ter de três a cinco minutos e será avaliado segundo os critérios: voz (entonação, dicção, pausas e ênfases); conteúdo (organização lógica, fidelidade ao tema e atrativo); e apresentação ((naturalidade, entusiasmo, expressão facial, postura, apresentação pessoal, gesticulação e contato visual). O envio do vídeo e do termo de utilização de imagem e voz (disponível aqui) devem ser enviados até o dia 13 de outubro.

O COC contempla as categorias três categorias: alunos do ensino médio; alunos da graduação e alunos de pós-graduação. Os melhores oradores serão premiados com livro, certificado e troféu de acordo com cada categoria.

O concurso, organizado pelos professores Argemiro Bastos e David Figueiredo, tem como objetivos valorizar a oratória como forma de crescimento individual, desenvolver a comunicação verbal e corporal, além de estimular a criatividade e senso crítico do participante.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá