Página inicial > Mais Notícias > Estudantes se inspiram em horta orgânica para escrever fotopoemas

Estudantes se inspiram em horta orgânica para escrever fotopoemas

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 05h44 | Última atualização em Terça, 12 de Dezembro de 2023, 09h51

Uma horta orgânica coletiva foi construída ao lado da academia ao ar livre no Campus Macapá pelas mãos de estudantes dos cursos de nível médio e superior. A ação faz parte do projeto Verdejar, que tem como objetivo construir um ambiente comunitário de educação ambiental e promoção da sustentabilidade. A culminância do projeto acontece nesta quinta-feira (26/10) no auditório do Campus através da mostra de fotopoemas escritos e fotografados pelos alunos que estiveram envolvidos no cultivo das mudas e das plantas do novo espaço.

As atividades têm a Escola Estadual Sebastiana Lenir de Almeida como parceira através da ministração de palestras sobre a conscientização do reflorestamento em áreas urbanizadas e, também, com a troca de conhecimentos sobre horta comunitária junto à professora de biologia Edna da Silva e a professora coordenadora do projeto, Camila Rocha.

Além do cultivo e do manejo de mudas de diversas espécies, da conscientização de arborizar áreas já urbanizadas e da conservação do meio ambiente, o espaço é estruturado com material reciclado como, por exemplo, garrafas PET, copos e utensílios avariados que seriam descartados para garantir aplicação de práticas sustentáveis.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Camila Rocha, a ideia é que ambiente seja cuidado pela comunidade e buscará, para isso, melhorias contínuas. “Queremos ter na horta Verdejar um espaço educador e reflexivo, possibilitando estímulo à convivência social, acesso a alimentos saudáveis e compartilhamento de ações voltadas à preservação do meio ambiente. Futuramente pretendemos melhorar sua infraestrutura para que haja uma estufa para hortaliças, além de um modelo de irrigação inteligente”, contou Rocha.

Agregar mais conhecimento ao componente curricular de língua inglesa também foi o objetivo da docente Camila, que incentivou os alunos envolvidos no projeto a criarem fotopoemas inspirados na horta. “É um projeto de muita inovação porque geralmente não vemos esse tipo de conteúdo dentro das componentes curriculares, principalmente de língua inglesa. Além disso, criar uma horta nos incentiva a comer e viver melhor, e também a tratar do lugar em que vivemos”, destacou a estudante do curso técnico em Edificações Alice dos Santos.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá