Página inicial > Mais Notícias > Novos licenciados e tecnólogos colam grau no Ifap

Novos licenciados e tecnólogos colam grau no Ifap

Publicado: Segunda, 06 de Novembro de 2023, 09h36 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 16h56

Solenidade pública aconteceu no auditório do Campus Macapá do Ifap na presença de servidores, familiares e amigos dos formandos

Colação de Grau 2023.2 dos cursos superiores do Campus Macapá | Foto: Alexandre Brito | Dicom/ifap

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou na última quarta-feira (1/11) a solenidade pública de colação de grau de 38 formandos de cursos superiores do Ifap. Os novos licenciados em Informática, Matemática, Física, Letras e Química, bem como os novos tecnólogos em Alimentos, Redes de Computadores e Construção de Edifícios receberam a outorga de grau do reitor em exercício, Romaro Silva, em uma cerimônia com a participação do então diretor-geral do Campus, Márcio Prado, paraninfos, patronos e familiares presentes no auditório. Clique aqui e confira o álbum de fotos.

O formando Luis Abdon, do curso de Tecnologia em Redes de Computadores, disse que iniciou os estudos do curso no ano de 2019 e, segundo ele, teve que enfrentar muitos desafios para continuar. Para Luis, a palavra superação marcou sua trajetória até a conclusão do curso. Um desses desafios foi a pandemia de Covid-19. Para ele, a noite de outorga marca a realização de um sonho. "Depois de tanto tempo de estudos, veio a pandemia, mas eu não desisti e hoje, graças a Deus, estou aqui me formando com o apoio dos meus pais e amigos", disse Luis.

Luis Abdon realiza o sonho de formar-se em Tecnologia de Redes de Computadores | Foto: Alexandre Brito | Dicom/Ifap

O jovem destacou também o trabalho dos professores do curso que o ajudaram a alcançar a meta de se formar. "Agradeço aos professores, ao meu orientador e a todos que nos ajudaram a realizar este grande sonho". Para Luis, o desafio agora é ingressar no mercado de trabalho na área escolhida para atuar profissionalmente.

Na cerimônia, os oradores também destacaram o apoio e profissionalismo dos professores para conseguirem chegar até a conclusão do curso. "Agradecemos a todo o apoio e recursos dados pela instituição durante todo este percurso. Agradecemos a todos os professores que estiveram presentes, pois sem eles este momento não seria possível", destacou o orador do curso de Licenciatura em Física, Anglerson Oliveira.

Orador faz seu agradecimento aos presentes | Foto: Alexandre Brito | Dicom/Ifap

Anglerson ressaltou que o percurso trilhado também contou com o colaboração dos familiares. "A jornada foi árdua, difícil, mas não há nenhum obstáculo que não possamos superar com o apoio da nossa família", concluiu ele em seu agradecimento.

Para a licenciada em Letras Tamires Carvalho, a noite de formatura permitiu também refletir um pouco sobre tudo que foi vivido pelos estudantes até chegar a outorga. "Hoje todo mundo está muito feliz e com sentimento de realização", disse ela emocionada e comemorando com os colegas de curso e familiares.

Tamires celebra a colação de grau em Letras | Foto: Alexandre Brito | Dicom/Ifap

Os paraninfos e patronos dos cursos foram representados por discursos emocionantes do professores Hellington Franzotti e Agostinho Oliveira Júnior, com parabenizações aos formandos e conselhos para a nova jornada pessoal em cada profissão.

A solenidade de formatura dos cursos superiores do Campus Macapá marcou ainda o último ato como diretor-geral do professor Marcio Prado, que concluiu seu mandato na gestão da unidade.

Dispositivo de honra da cerimônia composto para a outorga de grau | Foto: Alexandre Brito | Dicom/Ifap

"A felicidade só é completa quando ela é compartilhada. Acredito que vocês também pensam assim e vê-los subindo ao palco para a outorga é emocionante", disse Prado. "Eu espero revê-los em outras oportunidades, nas escolas ou aqui no ifap, quem sabe como servidores", finalizou.

Em seu discurso aos formandos, o reitor em exercício do Ifap e reitor eleito para o quadriênio 2023-2027, professor Romaro Silva, destacou que, para os servidores da instituição, o "maior prêmio é ver os estudantes chegarem na culminância de sua trajetória, à formatura, e ver o brilho nos olhos de cada um dos formandos".

"Sei que a trajetória para cada um de você foi árdua. Além dos desafios pontuais do dia-a-dia, vocês precisaram vencer e superar os desafios gerados por uma pandemia, por um apagão e tantos outros problemas que causaram entraves para este momento", recordou o reitor em exercício. Contudo, para ele, neste momento é possível afirmar que os os novos graduados estão preparados para o mundo do trabalho.

Romaro Silva desejou muito sucesso em nome da instituição aos licenciados, "que terão a difícil missão de formar todas as outras profissões", e aos tecnólogos, que agora "terão a difícil missão de desenvolver, fortalecer e expandir as principais áreas do conhecimento".

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instagram: @ifapoficial