Página inicial > Mais Notícias > Estudante do Campus Macapá conquista medalha de bronze nos Jogos Universitários Brasileiros

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 12h24 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h05

Acadêmico de Engenharia Civil do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) e atleta em jiu-jítsu e judô, Júlio Soares conquistou a medalha de bronze na modalidade Jiu-tsu nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que aconteceu de 9 a 21 de outubro em Joinville-SC. A competição é classificada como a maior da América Latina e reuniu mais de 5 mil participantes de instituições de ensino superior do Brasil.

Participar dos JUBs e ser medalhista foi uma meta traçada pelo estudante desde 2021. “Essa medalha representa um marco na minha carreira como estudante atleta, pois desde 2021 tento medalhar nos JUBs, que é uma competição de nível muito alto. Me senti muito feliz por todo o esforço e treinos terem valido a pena. Isso me motivou a continuar treinando e a tentar novos títulos. Ano que vem vou atrás desse ouro”, comemorou.

Júlio está no Ifap desde o ensino médio. Ele é egresso do curso Técnico de Edificações e já praticava jiu-jítsu antes de ingressar no Ifap. Mas foi na instituição que ele também começou a treinar Judô, através dos Jogos Internos do Ifap (Jifap). Atualmente, ele é faixa marrom em ambas modalidades, vencendo em várias competições dentro e fora do Amapá.

Quando entrei no integrado, em 2017, para fazer Técnico em Edificações eu soube dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), e que a modalidade mais parecida com o Jiu-tsu era o Judô. Então me inscrevi para competir nos Jogos Internos do Ifap (Jifap), que é a seletiva dos JIFs, pelo judô. Então tinha que começar a treinar porque agora já sabia que eram dois esportes diferentes e o Judô nunca tinha treinado antes. E para minha sorte tinha Judô no Ifap com o professor Adalto, faixa marrom de Judô”, recordou.

Atualmente, Júlio é bolsista no programa Bolsa-Atleta – Alto Rendimento, ofertado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que tem como objetivo contribuir para permanência de estudantes atletas e incentivar o desenvolvimento de potencialidades desportivas dentro do Ifap.

Além da medalha de bronze pelo jiu-tsu nos JUBs 2023, o acadêmico já representou o Ifap nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) Etapa Regional em 2018 em Manaus pelo Judô, foi campeão pelo Judô em 2019 pelos JIFs Etapa Nacional em 2019 em Guarapari ES, em 2021 e 2022, estreou nos JUBs pelo judô. Os treinamentos para a próxima competição continuam, e a próxima competição será na Taça Brasil, que ocorre no mês de dezembro em Belo Horizonte MG.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá