Projeto apresenta a capoeira como forma de combate ao racismo
Mesa-redonda e apresentações culturais fazem parte da programação
Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o projeto de extensão A Capoeira como Forma de Resistência ao Racismo e Discriminação Racial realiza no dia 21 de novembro uma mesa-redonda no auditório do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para discutir o quadro do racismo no Brasil. As inscrições para certificação podem ser realizadas através do site de eventos do Ifap (aqui).
Na programação, além da mesa-redonda, acontecem apresentações de marabaixo e de grupos de capoeira como expressões culturais de ativismo contra o racismo e a discriminação. Confira a programação completa no final da matéria.
Projeto
O projeto de extensão A Capoeira como Forma de Resistência ao Racismo e Discriminação Racial pretende demonstrar, através da expressão da capoeira, a força e a arte que significam um grito cantado, tocado e jogado contra a escravidão de negros e indígenas no Brasil colonial e imperial, que ainda hoje violenta descendentes afro-brasileiros com o racismo.
A execução do projeto com a programação visa fortalecer a visibilidade da cultura multirracial brasileira como caminho para combate ao racismo e à discriminação intra e extrafamiliar, sobretudo no âmbito escolar.
Programação
9h - Abertura e apresentação de marabaixo
9h30 - Composição da Mesa-Redonda
10h30 - Perguntas
11h - Apresentação Musicalidade da Capoeira
11h30- Encerramento
Tarde
16h - Roda de Capoeira (área de convivência) - Mestre Eudo
17h - Encerramento
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais