Página inicial > Mais Notícias > Projeto apresenta a capoeira como forma de combate ao racismo

Projeto apresenta a capoeira como forma de combate ao racismo

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 07h21 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h13

Mesa-redonda e apresentações culturais fazem parte da programação

Em alusão ao Mês da Consciência Negra, o projeto de extensão A Capoeira como Forma de Resistência ao Racismo e Discriminação Racial realiza no dia 21 de novembro uma mesa-redonda no auditório do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para discutir o quadro do racismo no Brasil. As inscrições para certificação podem ser realizadas através do site de eventos do Ifap (aqui).

Na programação, além da mesa-redonda, acontecem apresentações de marabaixo e de grupos de capoeira como expressões culturais de ativismo contra o racismo e a discriminação. Confira a programação completa no final da matéria.

Projeto
O projeto de extensão A Capoeira como Forma de Resistência ao Racismo e Discriminação Racial pretende demonstrar, através da expressão da capoeira, a força e a arte que significam um grito cantado, tocado e jogado contra a escravidão de negros e indígenas no Brasil colonial e imperial, que ainda hoje violenta descendentes afro-brasileiros com o racismo.

A execução do projeto com a programação visa fortalecer a visibilidade da cultura multirracial brasileira como caminho para combate ao racismo e à discriminação intra e extrafamiliar, sobretudo no âmbito escolar.

9h - Abertura e apresentação de marabaixo
9h30 - Composição da Mesa-Redonda