Página inicial > Mais Notícias > Cultura asiática é tema do Festival de Variedades

Cultura asiática é tema do Festival de Variedades

Publicado: Segunda, 13 de Novembro de 2023, 08h09 | Última atualização em Sexta, 15 de Dezembro de 2023, 17h16

O evento é aberto à comunidade interna e externa

Hai-kai, anime, k-pop e cosplayers são alguns elementos da cultura asiática muito difundidos no Brasil. As particularidades sobre a religião, a culinária, a música e os costumes do maior continente do mundo podem ser apreciados no Festival de Variedades (Fesva 2023), que acontece dia 22/11 no auditório do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap). Apresentações culturais, oficinas, música e dança fazem parte do evento, que tem como objetivo discutir a transculturalidade entre o Brasil e países asiáticos dentro do ambiente escolar e acadêmico.

As atividades são coordenadas pela professora Camila Rocha e envolvem estudantes do ensino médio e superior. Para a docente de língua inglesa, o Fesva representa um importante momento para inserir saberes de outras línguas e culturas dentro da sala de aula através de uma ação multidisciplinar. Vemos que é emergente o estudo de tais desdobramentos do fenômeno de transculturalidade em nosso meio social, haja vista que a história da língua portuguesa no Brasil tem que ser estudada em relação às línguas ameríndias existentes e à chegada massiva de populações africanas, asiáticas e europeias”, reforçou Camila Rocha.

As inscrições para se apresentar no show de talentos acontecem de 14 a 21 de novembro, de forma presencial, na Seção de Gerenciamento Pedagógico (Seped). Já as inscrições para participar das oficinas serão apenas nos dias 21 e 22 de novembro, de forma presencial, com os alunos do 4° semestre de Licenciatura em Letras. O evento é aberto à comunidade interna e externa. Confira a programação abaixo.

Dia

Atividade

Oficina de Hai-Kai e Origami

10h às 11h