Página inicial > Mais Notícias > Estudante do Ifap é aprovada para intercâmbio em Portugal

Estudante do Ifap é aprovada para intercâmbio em Portugal

Publicado: Segunda, 04 de Dezembro de 2023, 11h21 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 08h28

Serão cinco meses de estudos no país para aprofundar conhecimentos na área de Redes de Computadores

Laura Carvalho comemora aprovação para intercâmbio em Portugal | Foto: Jefferson Souza - Secom/Campus Macapá/Ifap

Realizar o sonho de conhecer outro país e estudar no exterior é o interesse de muitos jovens do ensino superior que estão em busca de novas oportunidades para aprofundar os conhecimentos na sua área de formação. Essa realização já está bem perto de se concretizar para a estudante Laura Carvalho, 25 anos, acadêmica do curso de Tecnologia em Redes de Computadores do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

A estudante está prestes a embarcar para Portugal e participar de um intercâmbio acadêmico na Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Politécnico do Porto (ESTG). Laura recebeu o comunicado de aceite da instituição portuguesa no dia 20 de novembro e, a partir de fevereiro de 2024, vai cursar disciplinas do curso de Licenciatura em Segurança da Informática em Redes de Computadores.

Expectativa
“Minha primeira expectativa é estudar, cursar disciplinas lá que eu não teria aqui. Lá eles aprofundam mais, como a questão de segurança [da informação], que hoje no mercado internacional é o mais cobrado”, afirma a estudante ao Portal do Ifap. Laura acredita que pelo intercâmbio será possível conhecer como a área de redes de computadores é compreendida na perspectiva do curso na Europa. Segundo ela, as disciplinas vão lhe permitir aprofundar os conhecimentos já adquiridos.

A estudante do curso de Tecnologia de Redes de Computadores vê no intercâmbio uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos na área | Foto: Jefferson Souza - Secom/Campus Macapá/Ifap

Laura considera a possibilidade de se desenvolver profissionalmente com os estudos por meio do intercâmbio e, no futuro, encontrar um emprego na área e crescer ainda mais nos seus objetivos. Conhecer Portugal para ela era um sonho que agora vai se realizar. Para isso, a estudante será recebida pela ESTG e terá sua estada em um alojamento da instituição, enquanto o Ifap viabilizará o deslocamento e um auxílio financeiro durante o período de estudo.

A acadêmica contou que desde o ingresso no Ifap se propôs a participar de iniciativas que lhe proporcionassem maior aproveitamento nos estudos. A iniciação científica, a participação em grupos de estudos e de pesquisa foram algumas. Atualmente, ela faz parte do Grupo de Pesquisa em Tecnologias da Informação e Comunicação na Amazônia (GPTICAM), em que é orientada pelo professor Klenilmar Dias em dois projetos na área.

Oportunidade

Laura contou que desde cedo, incentivada pela família, almejou estudar no exterior. “Eu sempre quis a oportunidade de aprofundar meus estudos em áreas que, às vezes, não se dá tanta importância, mas que o mercado global está cobrando”, disse. Ao pensar nas possibilidades acadêmicas e na carreira profissional, Laura destacou ser esse um dos principais motivos pelos quais escolheu o Ifap para cursar o ensino superior. “Eu sabia que o Ifap tinha estas oportunidades e que seria possível fazer aqui pelo Instituto”, declarou.

A aprovação da estudante foi possível graças também ao acordo de cooperação assinado entre as duas instituições em 2022, durante a participação do Ifap no I Seminário Luso-Brasileiro de Ensino Superior em Bragança, Portugal. O acordo foi o instrumento legal que permitiu o diálogo entre as instituições para atendimento da demanda da estudante.

A manifestação do Ifap junto à instituição portuguesa partiu inicialmente do contato da jovem com o coordenador do curso de Redes do Campus, professor Andrew Rodrigues, que junto à Reitoria, identificou a possibilidade do intercâmbio com base no acordo disponível. Posteriormente, a coordenação do curso fez o contato com a ESTG e manifestou o interesse do intercâmbio.

Para o reitor em exercício do Ifap, professor Romaro Silva, o aceite de Laura para o intercâmbio "corrobora com as políticas de internacionalização do Ifap, considerando os grandes avanços da globalização. É importante que nossos alunos tenham a possibilidade de imersão em outras línguas, outras culturas”. Para o reitor, “este intercâmbio com o Politécnico do Porto é uma oportunidade, inclusive, de, a médio prazo, pensarmos em parceria com a própria instituição para uma dupla diplomação dos nossos alunos, nos mais variados cursos".

Segundo o reitor, o Ifap está empenhado em tratativas com outras instituições portuguesas, como os Institutos Politécnicos de Bragança e de Viana do Castelo para permitir que outros estudantes possam realizar intercâmbio no país. Da mesma forma, tratativas com instituições da Guiana Francesa e da Colômbia também estão em andamento. Em 2024 está prevista a publicação de um edital para que estudantes do Ifap possam realizar intercâmbio no Canadá.

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instagram: @ifapoficial