Página inicial > Mais Notícias > Intercâmbio AFS Global abre inscrições até 15 de janeiro

Intercâmbio AFS Global abre inscrições até 15 de janeiro

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 10h27 | Última atualização em Segunda, 22 de Janeiro de 2024, 08h44

O estudante do Ifap, Gabriel Covre, com umas das intercambistas na Índia. Foto: Arquivo pessoal

Fazer um intercâmbio com todas as despesas pagas é a oportunidade oferecida pelo Programa AFS Global STEM Academies 2024, que está com inscrições abertas até o 15 de janeiro. As bolsas integrais de estudo são para os Estados Unidos, Egito, China, índia, Europa e Brasil. E foi com essa chance que o estudante Gabriel Covre, do curso de Técnico em Mineração do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), pôde, em julho de 2023, conhecer a Índia, participar de diversos cursos e se relacionar com alunos do mundo inteiro.

Tailândia, Inglaterra, Estados Unidos, Egito e Azerbaijão foram algumas das nacionalidades dos 30 estudantes que acompanharam o Gabriel nessa jornada. "Foi muito interessante porque, além de conhecer uma cultura totalmente diferente da minha, que é a indiana, pude conviver com pessoas de diferentes nacionalidades, o que enriqueceu ainda mais minha vivência dentro do intercâmbio", contou.

Estudantes no Templo de Ujain. Foto: Arquivo Pessoal

O momento também propiciou ao estudante um aprimoramento do inglês. “Com o passar das quatro semanas, consegui desenvolver bem o inglês. No início, sentia que falava devagar, mas com o tempo me adaptei a falar rápido, compreender tudo e responder também”, relembrou Covre.

Para a professora de língua espanhola e coordenadora do Centro de Línguas do Campus Macapá, Maria Estela Gayoso, um intercâmbio acelera o aprendizado de um idioma. “É fundamental informar aos alunos sobre a abertura do AFS Global STEM Academies, porque proporciona aos estudantes uma experiência única”. A docente e o estudante se disponibilizam para auxiliar os interessados nas inscrições.

Certificação de Global Citizen. Foto: Arquivo Pessoal

Com a participação no intercâmbio, Covre recebeu o Certificado Global STEAM Academies, emitido pela Universidade da Pensilvânia. “Para o currículo, ter certificado de Global Citizen tem muito valor no mundo inteiro. Foi incrível participar por também apoiar a causa da AFS, que luta contra a mudança climática”, finalizou.

Requisitos principais para participar do Programa:

• Os candidatos devem ter entre 15 a 17,5 anos na data prevista para começar o programa (nascidos entre: 1 de setembro de 2006 e 1 de abril de 2009);

• Ser brasileiro;

• Estar cursando o ensino médio em escola pública ou particular em 2024;

• Nunca ter tido uma reprovação;

• Nível intermediário de inglês (todas as atividades do intercâmbio serão ministradas em inglês). Será aplicado o idioma durante o processo de seleção;

• Demonstrar bom desempenho em STEM: ciências, química, física e matemática (média 7 ou acima);

• O candidato deve ter uma motivação correta do que o programa oferece: vivência em grupo, oficinas de aprendizagem intercultural e atividades nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática;

• Autorização e apoio da família;

• Ter acesso a: Um computador, smartphone ou outro dispositivo digital para acessar o conteúdo do programa virtual*; Uma webcam e microfone integrados para participação em sessões de diálogo online*; Internet estável ou conexão wi-fi*.

O prazo de inscrição é até o dia 15 de janeiro de 2024. Clique aqui.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá