Página inicial > Mais Notícias > Volta às aulas: Campus Macapá dá início ao ano letivo no dia 22/1

Volta às aulas: Campus Macapá dá início ao ano letivo no dia 22/1

Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 07h14 | Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 16h53
Estudantes do Ifap em sala de aula
Estudantes do Ifap em sala de aula | Foto: Jefferson Souza/Secom/Campus Macapá/Ifap

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) dá início ao ano letivo de 2024 na próxima segunda-feira (22/1). As turmas dos cursos técnicos na forma integrada, subsequente e superior retornam às atividades após o período de férias escolares de fim de ano. O horário de aula está disponível aqui.

Para a recepção dos estudantes, a Seção de Gerenciamento Pedagógico do Campus (Seped) vai desenvolver o "Projeto Boas-Vindas" para as turmas ingressantes, que tem como objetivo promover acolhimento pedagógico aos estudantes no início do ano letivo. Segundo a Seped, o acolhimento pedagógico compreende ações de ambientação escolar aos ingressantes no Ifap, prestando informações acerca dos serviços oferecidos pelos setores da instituição, seus fluxos e os procedimentos utilizados.

De acordo com a coordenação da Seped, na oportunidade também serão fornecidas orientações relativas aos direitos e deveres dos estudantes, os quais se encontram respaldados no Regimento Discente Institucional.

As turmas dos cursos técnicos de nível médio na forma integrada terão as aulas no bloco de ensino. Para turmas dos cursos superiores dos horários matutino e vespertino, as aulas acontecem nas salas no Ginásio Poliesportivo, enquanto as turmas do turno noturno serão alocadas no bloco de ensino.

Integrado
Manhã - 7h30 até 12h50 (sem contraturno)
Tarde - 7h30 até 17h40

Manhã - 7h30 às 12h50
Tarde - 13h10 às 18h30
Noite - 18h50 às 22h20

Subsequente
Noite -18h50 às 22h20

Proeja

Noite -18h50 às 22h20

Sala de aula do Campus Macapá do Ifap | Foto: Jefferson Souza/Secom/Campus Macapá/Ifap

Cronograma Boas-vindas

PROGRAMAÇÃO -Período 22 a 26/01/2024.
1° Momento – (Manhã) DATA: 22/01/2024
Local Atividade

Entrada principal do Campus Macapá/Sala de aula

Auditório

7h30 – Recepção aos novos alunos (turmas de 1º ano do Ensino Médio Integrado) na entrada da Instituição para serem direcionados às salas de aulas. Responsável: Servidores da Seped, SEGEM.

8h20 – Acolhida das turmas acompanhadas dos professores (do horário) no Hall do auditório. Responsável: Servidores da Seped.

8h30 - Mensagem de Boas-Vindas (DIGER do Campus –Prof. Marcus Vinicius Buraslan / DIREN – Prof. Hilton Prado -DIREN) Responsável: - Prof. Marcus Buraslan - Diger - Prof.Hilton Prado – Diren
- Coordenação do Projeto Boas-Vindas - Lucinei Barros

8h50 – Apresentação do Coordenador de cada curso
1. Redes

2. Química
3. Alimentos
4. Edificações
5. Mineração

Ordem de apresentação dos coordenadores: (apresentação pela equipe). Responsável -SEPED

9h00 – Apresentação do NAPNE ( orientações para os estudantes PcD) – Tatiani Cardoso/Taiana Anjos.

9h20 – Apresentação da SEPED – Adriana Valéria e Jaqueline Ramos
10h00– Relato de experiências dos alunos premiados em eventos científicos, culturais e esportivos.
Responsáveis: Rodrigo Deniur, Rosana, Rosinete
10h20 - Relato de Experiências sobre Protagonismo estudantil (Integrantes do Grêmio)
Responsáveis: Aluna Hevely – 3° ano Estradas

10h30 -Intervalo

PROGRAMAÇÃO - Período: 22 a 26/01/2024
2° Momento – (manhã) DATA: 22/01/2024
Auditório

10h45 - Momento cultural - servidores e estudantes do IFAP

Responsável: SEPED

3° Momento – (manhã) DATA: 22/01/2024
Setores do Campus Macapá 11h00- Tour pelos setores da instituição com o intuito de conhecer os ambientes e departamentos. Responsáveis: Coordenadores de curso
Ordem do percurso do tour
Redes/ Mineração

Napne → Direção-Geral →Biblioteca→Sala dos Professores→Setores Pedagógicos (Setor de Estágio, DIREN, Coordenações de Curso Superiores, Coordenações de Curso Técnicos, SEPED) →Registro Escolar→ Laboratórios de matemática e Física → Salas de Aula →Segem → Laboratórios de Informática→ SECOM → Ginásio→ Departamento de Assistência estudantil-DAES (SEGAE, SESE, SEPRO) →Laboratórios de Química, Alimentos, Edificações → refeitório → Área de Convivência.

Edificações SEPED → Direção-Geral →Biblioteca→Sala dos Professores→Setores Pedagógicos (Setor de Estágio, DIREN, Coordenações de Curso Superiores, Coordenações de Curso Técnicos) →Registro Escolar→ Laboratórios de matemática e Física → Departamento de Assistência estudantil-DAES (SEGAE, SESE, SEPRO) →Laboratórios de Química, Alimentos, Edificações → refeitório → Área de Convivência. → Ginásio → Salas de Aula →Segem → Laboratórios de Informática → SECOM →Napne.
Química/Alimentos

SECOM→Laboratórios de matemática e Física →Registro Escolar→Setores Pedagógicos (Setor de Estágio, DIREN, Coordenações de Curso Superior, Coordenações de Curso Técnicos SEPED) → Sala dos Professores→Biblioteca→ Direção Geral → Napne → Salas de Aula →Segem → Laboratórios de Informática→Ginásio→refeitório → Laboratórios de Química, Alimentos, Edificações→Departamento de Assistência estudantil- DAES (SEGAE, SESE)→ Área de Convivência.

4o Momento- (manhã)DATA: 22/01/2024
Encerramento 12h30 – Encerramento