Página inicial > Mais Notícias > Acadêmicos de Engenharia Civil da Unifap participam de curso de extensão em laboratório do Campus Macapá

Publicado: Sexta, 08 de Março de 2024, 12h07 | Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 09h28

Acadêmicos de Engenharia Civil da Universidade Federal do Amapá (Unifap) participaram, na última quinta-feira (7/3), de curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de extensão sobre partida de concreto de alta resistência. A turma, composta por 14 estudantes, aproveitou a infraestrutura dos laboratórios do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) para pôr em prática o que é visto em sala de aula.

O curso foi ministrado pela professora Natasha Costa com o objetivo de mostrar aos alunos desde a produção inicial do concreto, que engloba ensaios de caracterização dos materiais, dosagem da proporção ideal para atingir um concreto resistente, até o teste de resistência e de compressão (FCK) do material fabricado. “Este é um curso de tecnologia do concreto e ele é essencial para que a gente faça concretagens, ou seja, construa estruturas em concreto, sendo fundamental para a formação do Engenheiro Civil”, destacou a docente.

Por causa da infraestrutura dos laboratórios do Campus Macapá e a notícia de que a professora Natasha e alunos de Edificações ficaram em primeiro lugar em concurso com concreto mais resistente, os acadêmicos da Unifap procuraram o Ifap para que fosse ofertado o curso. Atualmente, os laboratórios atendem aos cursos de técnicos de Estradas, Edificações e aos cursos superiores de Tecnologia em Construção de Edifícios e bacharelado em Engenharia Civil, e é equipado com tecnologia do concreto para produção e teste de concretos.

A professora de Construção Civil Nathalia Font também participou a oficina para aprimorar o conteúdo ministrado por ela no curso de Engenharia Civil da Unifap. “Estou a frente da disciplina de concreto de alto desempenho na Unifap e vi a chance de participar desse curso para aperfeiçoar o conteúdo que repasso aos meus alunos. Muitos deles ainda não tinham tido a oportunidade de fazer uma aula prática como essa e precisavam ter esse conhecimento mínimo e básico de laboratório para aplicar tanto nos estudos como também no mercado de trabalho”, disse.

Yasmin Guerra, acadêmica do 6º semestre de Engenharia Civil da Unifap, e uma das alunas que procuraram o Ifap para a promoção do curso explica como o momento foi importante para o currículo acadêmico. “Ainda não tinha feito uma aula prática em um laboratório tão completo, porque aqui oferta tudo o que precisamos para nossa prática”, contou.

“O Campus Macapá dispõe de boa infraestrutura de laboratórios, possibilitando atividades de aulas práticas, pesquisas, criação de novos produtos, entre outras possibilidades. Para nós é uma honra poder fazer parceiras com as demais instituições de ensino do Amapá e assim trocar experiências através do compartilhamento da infraestrutura que temos em comum”, salientou o diretor-geral do Campus Macapá, Marcus Buraslan.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá