Página inicial > Mais Notícias > Galeria de Arte Virtual (GAV-21) faz exposição de obras de artista amapaense

Galeria de Arte Virtual (GAV-21) faz exposição de obras de artista amapaense

Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 09h23 | Última atualização em Quinta, 21 de Março de 2024, 08h32

Tela: Jeriel Luz, artista amapaense

Vida ribeirinha e cultura da Amazônia são narrativas encontradas nas obras do artista visual amapaense Jeriel Luz e parte de seu acervo estará na abertura da nova exposição da Galeria de Arte Virtual (GAV-21) do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) que acontece, em formato de live, dia 25/3, às 9h, no canal TV Ifap no Youtube. O evento é desenvolvido pelo Grupo Pesquisa Pró-Educar, o qual reúne, produz e comunica conhecimentos em arte e cultura no mundo digital.

Com o título “Mar Acima e Mar Abaixo de Cores Amazônidas”, Jeriel estreia a categoria profissional da galeria virtual 2024.1 com 21 obras que retratam o cotidiano, as histórias, as águas, as paisagens, as danças e as comidas típicas amapaenses. A curadoria foi realizada pela professora Hélida Costa Coelho, doutoranda em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC.

Jeriel Luz em seu ateliê

O coordenador da GAV-21, professor Ronne Dias, fala sobre a importância do espaço para a cultura amapaense. “A Galeria de Arte Virtual exerce um papel de mediação cultural e de arte com a sociedade, ou seja, faz movimentar o circuito de arte ainda tão tímido no Amapá. Sendo assim, a GAV-21 serve como uma fonte de informação e estudo sobre arte e artistas locais e, ao mesmo tempo, busca valorizar e reconhecer seus artistas. Então, acreditamos que esse projeto é uma forma de lutar contra o esquecimento daqueles que muito fizeram e fazem pela arte”, frisou.

A abertura da GAV-21 conta com a presença do reitor do Ifap, Romaro Silva, da direção-geral do Campus Macapá, Marcus Buraslan, da diretora do Deppi do Campus Macapá, Natasha Costa, da Curadora, Hélida Coelho (UDESC), do artista expositor, Jeriel Luz, e do coordenador da Gav21, Ronne Dias. A mediação será realizada pela professora Fátima Sueli Oliveira.

Sobre a GAV-21

A Galeria de Arte Virtual (GAV21) é um projeto de extensão desenvolvido pelo grupo de pesquisa Pró-educar: Educação, Geografização, Arte e Visualidades. A inauguração da galeria aconteceu dezembro de 2021 como uma alternativa de divulgação trabalhos artísticos e culturais em meio a pandemia da Covid-19.

Desde então, a GAV-21 já reuniu 94 obras, entre artistas profissionais e estudantes. Neste ano, a galeria ultrapassa mais 100 obras disponíveis no site www.gav-21.edu.br, totalizando 115 pinturas. Além das imagens, o site dispõe de um amplo conteúdo bibliográfico dos expositores, glossário em artes e links de artigos sobre cultura e arte.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá