Página inicial > Mais Notícias > Projetos do Ifap vencem etapa estadual do Prêmio Educador Transformador

Projetos do Ifap vencem etapa estadual do Prêmio Educador Transformador

Publicado: Quarta, 27 de Março de 2024, 08h51 | Última atualização em Quinta, 23 de Maio de 2024, 12h09
Ifap se destaca nas categorias "Educação Profissional" e "Ensino Superior"

Mulheres de Fibra”, da professora Leila Nunes, “Galeria de Arte Virtual – 21”, do professor Ronne Dias, “Programa de Bandas e Orquestra do Ifap”, do servidor José Luís Nogueira e "Intervenções nas remodelagens de negócios do Arranjo Produtivo Local moveleiro do município de Porto Grande (AP)”, da professora Célia Souza são projetos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) vencedores da Etapa Estadual da 2ª edição do Prêmio Educador Transformador 2024. A ação foi desenvolvida pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare com o objetivo de identificar e divulgar projetos educacionais transformadores de todo o Brasil.

Mulheres de Fibra

Na categoria educação profissional, o primeiro lugar ficou com o projeto Mulheres de Fibra, desenvolvido no Campus Macapá pela professora Leila Nunes, o qual seguirá para a próxima etapa de seleção (etapa regional). Nele, a professora desenvolve, junto a estudantes, a incorporação da fibra do coco em materiais cerâmicos para a produção de produtos da área da construção civil. O projeto já foi premiado em diversas competições como, por exemplo, o Power4Girls. “Iniciamos o Mulheres de Fibra em 2021 e acredito que esse incentivo às meninas na ciência é um dos diferenciais do projeto. É necessário criarmos alternativas para incluir cada vez mais as mulheres em projetos de pesquisa”, reforçou Nunes.

Como alternativa de divulgação de trabalhos artísticos e culturais de forma on-line surgiu a Galeria de Arte Virtual – 21, projeto coordenado pelo professor Ronne Dias e que ficou no segundo lugar da categoria educação profissional. Desde a inauguração em dezembro de 2021, o sítio na internet já reuniu 94 obras, entre artistas profissionais e estudantes. Neste ano, a galeria ultrapassa mais 100 obras disponíveis no site www.gav-21.edu.br, totalizando 115 pinturas. Além das imagens, o site dispõe de um amplo conteúdo bibliográfico dos expositores, glossário em artes e links de artigos sobre cultura e arte.

Uma das exposições da GAV-21

É importante destacar que realizar um projeto na área da educação sempre exige um esforço a mais para a dedicação que empreendemos como um desdobramento na prática do que se propõe na sala de aula. Mas acredito que todo esforço é compensando, primeiro quando encontramos um resultado positivo e impactante na sociedade, segundo pelo reconhecimento de instituições que acreditam nesse potencial, ou seja, na educação. A educação tem o potencial de transformar a realidade, entretanto muito tem que ser feito com o devido a poio e incentivos na educação e no ensino de arte para promover um mundo mais humanizado”, destacou Ronne Dias.

O terceiro lugar na categoria educação profissional ficou com o “Programa de Bandas e Orquestras do Ifap”, desenvolvido desde 2018 pelo pedagogo José Luís Nogueira. O projeto estimula a música e a dança entre estudantes e comunidade externa com o objetivo de colaborar com o acesso de potenciais estudantes, além da permanência e do êxito dos alunos envolvidos com as atividades do projeto. Nesses seis anos de existência, mais de 350 pessoas já passaram pelo programa. Atualmente, apenas os Campi Macapá e Laranjal do Jari possuem Banda Marcial.

Banda Marcial do Campus Macapá

Foi uma alegria muito grande ter participado pela primeira vez neste Prêmio, e conquistar o 3º lugar. É um reconhecimento público, através do Sebrae Nacional, da excelência do trabalho que tem sido desenvolvido nas bandas do Ifap, tanto de Macapá como de Laranjal do Jari. De fato, é um trabalho que transforma vidas, integra o Ifap junto à sua comunidade interna e público externo em geral. Estamos muito felizes”, comemorou Nogueira.

Já na Categoria Educação Superior, a professora  Célia Souza da Costa, do Campus Porto Grande, teve o projeto de sua autoria “Intervenções nas remodelagens de negócios do Arranjo Produtivo Local moveleiro do município de Porto Grande (AP)”, classificado em segundo lugar.

Professora Célia Souza

O projeto visou atender empreendedores do setor moveleiro do município de Porto Grande localizado no estado do Amapá. A maioria dos atendidos são microempreendedores individuais que produzem móveis de madeira ou móveis rústicos a partir do reaproveitamento da madeira.

O projeto Intervenções nas remodelagens de negócios do Arranjo Produtivo Local moveleiro do município de Porto Grande (AP) surgiu para amparar os empreendedores e empreendedoras do ramo moveleiro que foram atingidos pela pandemia da Covid-19. O objetivo deste projeto é auxiliar os empreendedores do setor moveleiro a partir da remodelagem dos seus negócios com a utilização de ferramentas de gestão (remodelagem de negócio, plano de negócio, 5W2H, ciclo PDCA, análise SWOT, matriz BCG) gerando ações concretas de enfrentamento a crise econômica causada pela pandemia.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Com colaboração da jornalista Suely Leitão