Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá adquire planetário através de chamada do CNPq

Campus Macapá adquire planetário através de chamada do CNPq

Publicado: Terça, 04 de Junho de 2024, 11h06 | Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2024, 12h20

Através do projeto “Planetário Itinerante: uma proposta para popularização na Amazônia Oriental”, selecionado na Chamada nº 26/2022 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) adquiriu um planetário móvel. Com o recebimento do equipamento, o projeto pretende levar astronomia, astronáutica e ciência às escolas da capital do estado.

O primeiro atendimento à comunidade será nos dias 6 e 7 de junho durante a 5ª Mostra Científica e Cultural da Escola Maria do Carmo Viana dos Anjos, no bairro Jardim Felicidade. De acordo com o professor Cássio Renato, o planetário está disponível para apresentações em escolas, universidades, atividades curriculares e extracurriculares, feiras de ciência e eventos acadêmicos. Os interessados em agendar o serviço podem entrar em contato com a equipe do projeto por meio do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

O planetário móvel é equipado com um domo insuflável, projetor e sistema de sonorização. Nele é possível observar constelações, simular viagens fictícias em naves espaciais, além de ser possível ver de perto a superfície de outros planetas e reproduzir expedições ao fundo de oceanos ou viagem dentro do corpo humano.

Para o coordenador do projeto, professor Willians Almeida, o planetário é um instrumento de educação e entretenimento, destinado a realizar a divulgação científica com ênfase na astronomia, destacando seu caráter multidisciplinar e cultural. “A aquisição do planetário itinerante representa um passo significativo para o Ifap em sua missão de promover a educação científica no estado do Amapá. Estamos entusiasmados com as possibilidades que este projeto traz para nossos estudantes e para a comunidade em geral”, destacou o professor.

A itinerância do planetário não apenas enriquecerá o currículo escolar, mas também despertará o interesse dos jovens pela ciência e tecnologia, contribuindo para a formação de uma cultura científica das futuras gerações de cientistas e profissionais do Amapá. O projeto pretende, ainda, estreitar os laços entre a comunidade científica e a sociedade, promovendo um ambiente de aprendizagem interativo e estimulante’, completou Almeida.

Chamada CNPq Nº 36/2022 – Do Parque da Ciência à Exploração Espacial, Astronomia e Astronáutica – Exposições Itinerantes, Popularização e Interiorização da Ciência

A chamada do CNPq pretendeu apoiar projetos de exposições itinerantes e ações de popularização da Astronomia e Exploração Espacial que estimulassem a curiosidade científica e o pensamento crítico, contribuindo para a divulgação do conhecimento, considerando as especificidades locais/regionais para extrair os possíveis impactos dessa experiência a partir da percepção da população sobre a história da exploração espacial e assuntos ligados à Astronomia e Astronáutica.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá