Página inicial > Mais Notícias > Ifap certifica concluintes de curso FIC do Programa Energife

Ifap certifica concluintes de curso FIC do Programa Energife

Publicado: Terça, 16 de Julho de 2024, 16h34 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2024, 16h32

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) realizou em 15 de julho de 2024, às 15h, no auditório do Campus Macapá, a cerimônia de certificação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, do Programa para Desenvolvimento em Energias Renováveis e Eficiência Energética nas Instituições Federais de Educação (Energife). O evento reuniu alunos, professores e gestores da instituição para celebrar a formação de novos profissionais capacitados para atuar no crescente setor de energias renováveis, com foco na instalação de sistemas fotovoltaicos.

A cerimônia teve início com as boas-vindas aos presentes, destacando a importância da capacitação técnica no setor de energias renováveis para o desenvolvimento sustentável do Amapá e do Brasil. A programação incluiu também homenagem aos docentes do curso e uma  apresentação detalhada do Programa Energife.

Durante o evento, os membros da mesa solene compartilharam palavras de incentivo e reconhecimento aos formandos. Nas palavras do reitor do Ifap, professor Romaro Silva, "o Ifap estará sempre de portas abertas para vocês. Contem conosco nas próximas etapas de sua vida escolar e profissional. Estaremos aqui para ajudá-los a crescer através da educação. O ciclo que se encerra hoje pode perfeitamente ser o início de um novo desafio e, quem sabe, no próximo concurso público muitos de vocês poderão se tornar nossos colegas de trabalho aqui na instituição".

Além do reitor, o dispositivo solene foi composto também pela pró-reitora de Extensão, Arte, Cultura e Desporto, Alyne Lima; pela diretora de Extensão, Arte, Cultura e Desporto, Suellen Macedo; pela representante da Direção-Geral do Campus Macapá, professora Jacqueline de Jesus; e pela Coordenadora-Geral do Programa Energife, Telma Lobato.

A cerimônia incluiu a entrega individual dos certificados, marcando a conclusão de mais uma etapa na trajetória profissional dos novos eletricistas de sistemas de energias renováveis.

O Programa Energife do Ifap é uma iniciativa que visa capacitar profissionais para atuar no setor de energias renováveis, especialmente na instalação de sistemas fotovoltaicos. A formação técnica oferecida pelo programa não apenas promove o desenvolvimento pessoal dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento regional e nacional ao incentivar a adoção de tecnologias limpas e sustentáveis.

Por Alexandre Brito, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá