Página inicial > Mais Notícias > Projeto Música na Praça fomenta cultura em Macapá

Projeto Música na Praça fomenta cultura em Macapá

Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2024, 09h54 | Última atualização em Segunda, 12 de Agosto de 2024, 16h21

O projeto Música na Praça, desenvolvido e executado pela Banda Marcial do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), levou, durante todo o mês de junho, apresentações musicais gratuitas para o público presente no Macapá Shopping, na Praça do Meio do Mundo, no Mercado Central e no Bioparque da Amazônia. O objetivo foi promover e fomentar a cultura musical e proporcionar lazer à sociedade.

Com seis anos de existência, esse foi o primeiro projeto da Banda do Ifap com o intuito de levar musicalidade a espaços públicos da capital. De acordo com o coordenador do projeto, José Luís Nogueira, foi um desafio que contou com a colaboração de servidores e alunos. “Foi a primeira vez que organizamos um evento externo específico, o que demandou um extenso planejamento e o envolvimento de vários setores da instituição, como a Pró-Reitoria de Extensão, a Direção-Geral do Campus Macapá e a colaboração do maestro regente Steffano Cristiano dos Santos e da coreógrafa Nádia Araújo”, disse.

A escolha dos espaços para apresentação levou em consideração a importância deles para o turismo do município. “A pesquisa dos locais onde ocorreram as apresentações considerou a importância e públicos de cada local, que têm referência turística em Macapá”, complementou Nogueira. As quatro apresentações reuniram dezenas de expectadores que puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo coordenador, maestro, coreógrafa e, principalmente, alunos e comunidade externa que compõem a Banda Marcial do Ifap – Campus Macapá.

“A importância da realização deste projeto residiu principalmente em mostrar e incentivar a cultura. Somos excelência na área acadêmica, porém, na parte cultural, para o público externo e em ambientes públicos, é algo ainda novo e que serviu como aprendizado para um melhor aprimoramento. Fico muito feliz em fazer parte deste projeto e de inovarmos na cultura de bandas no Amapá”, finalizou Nogueira.

Confira as apresentações em cada local:

Apresentação no Macapá Shopping. Novidade: Ifap Music Band

Apresentação na Praça do Meio do Mundo