Página inicial > Mais Notícias > É bronze! Ifap conquista 3 medalhas em competição de matemática na Ásia

É bronze! Ifap conquista 3 medalhas em competição de matemática na Ásia

Publicado: Sexta, 02 de Agosto de 2024, 13h47 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 10h31

Bandeira do Amapá e do Ifap (as duas à esquerda, respectivamente) em destaque na imagem que reúne toda a delegação brasileira que participou da competição.

A delegação brasileira na Asian International Mathematics Olympiad (AIMO) 2024 alcançou um desempenho histórico, conquistando um total de 28 medalhas. O evento, que reuniu cerca de 3.000 participantes, incluindo professores, pesquisadores e estudantes, contou com a presença de 1.500 estudantes de 20 países.

Dentre os 42 estudantes brasileiros, distribuídos entre os estados do Amapá, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais, foram obtidas 2 medalhas de prata e 26 de bronze. O destaque ficou para Santa Catarina, que enviou 29 estudantes e conquistou 22 medalhas. O Amapá, com 3 estudantes, obteve 3 medalhas de bronze, enquanto o Rio de Janeiro, com 7 estudantes, conquistou 2 medalhas. Minas Gerais, com 3 estudantes, garantiu 1 medalha de bronze.

Destaque para o Instituto Federal do Amapá (Ifap)

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi responsável por todas as medalhas amapaenses. Os medalhistas do Ifap são Beatriz da Silva Lobato (Curso Técnico em Edificações), Danilo Henrique Mendonça Assunção (Curso Técnico em Estradas) e Marcos Paulo Felix Monteiro (Curso Técnico em Redes), todos estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Macapá da Instituição.

O "técnico" do time  do Ifap, professor Márcio Prado (esquerda), e seus "atletas" medalhistas:

Beatriz da Silva, Marcos Paulo Felix e Danilo Henrique Mendonça

Márcio Prado, professor de Matemática do Ifap, orientador e responsável pelo time amapaense que compôs a delegação brasileira na AIMO 2024, expressou seu orgulho: “Nossos estudantes do Campus Macapá do Ifap participaram da AIMO 2024, um evento que reúne em torno de 1.500 estudantes de 20 países, de alto nível de complexidade, e cada um deles trouxe uma medalha. Esse é um fato inédito e mostra que o Ifap está no caminho certo e que a qualidade de nosso ensino alcançou um destaque entre os melhores do mundo. Pra mim foi um orgulho indescritível representar o Brasil nessa olimpíada do conhecimento!”.

Romaro Silva, reitor do Ifap, também comentou sobre o desempenho excepcional: “Receber a notícia desse incrível desempenho de nossos alunos na AIMO 2024 competindo com os estudantes asiáticos, que são historicamente os melhores do mundo nas competições como essas, nos enche de alegria e orgulho. Orgulho por ver o resultado de um enorme trabalho em equipe de nossos servidores alcançando destaque de excelência em uma competição internacional de altíssimo nível. Estamos entre os melhores do mundo: o Ifap, o Amapá e o Brasil merecem isso porque trabalhamos muito pra viabilizar essa e outras conquistas nas olimpíadas do conhecimento.”.

Processo Seletivo para a AIMO 2024

Para participar desse evento, os estudantes precisam antes passar por uma seletiva, que é a Olimpíada de Matemática sem Fronteiras, que acontece anualmente e serve de seletiva brasileira para esses eventos internacionais. Em 2023, a equipe do Ifap ganhou a medalha de bronze nessa seletiva e, assim, habilitou-se para competir na AIMO 2024, ganhando suas primeiras medalhas internacionais em competições de matemática.

Prova da AIMO 2024

A prova da AIMO 2024 consistiu em resolver 30 questões complexas em duas horas, testando o limite do conhecimento e habilidades matemáticas dos participantes.

A AIMO 2024 contou com a participação de países como Azerbaijão, Brasil, Bulgária, Camboja, Casaquistão, China (Mainland, Hong Kong, Macau), Cingapura, Coreia do Sul, Curdistão, Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia, Quirguistão, Tailândia, Taiwan, Turquia e Vietnam. A competição não apenas promoveu a excelência acadêmica, mas também facilitou a troca cultural e a colaboração entre jovens de diferentes nacionalidades, fortalecendo os laços de amizade e cooperação internacional entre profissionais, pesquisadores e estudantes da ciência matemática.

Por Alexandre Brito, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá