Página inicial > Mais Notícias > Ifap participa do II Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais

Ifap participa do II Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais

Publicado: Segunda, 05 de Agosto de 2024, 16h36 | Última atualização em Segunda, 05 de Agosto de 2024, 19h39

Bibliotecária do Campus Macapá Suzana Cardoso (3ª da esquerda para a direita) ao lado dos bibliotecários que integram a Rede Norte de Repositórios Institucionais

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) marcou presença no II Encontro da Rede Brasileira de Repositórios Digitais, realizado nos dias 1º e 2 de agosto, no Rio de Janeiro. O evento, com o tema "Ciência Aberta e Repositórios Digitais", foi organizado em parceria com a Fiocruz/ICICT, o IBICT e Redes Regionais de Repositórios Digitais e focou na discussão sobre o avanço e o futuro dos repositórios digitais no Brasil.

A bibliotecária Suzana Cardoso, do Campus Macapá do Ifap e gestora do Repositório Institucional do Ifap (RIIFAP), representou a instituição no evento, onde acompanhou debates sobre a gestão de dados de pesquisa, certificação de repositórios para preservação digital, tecnologias utilizadas e um panorama das Redes Regionais de Repositórios. Desde 2021, o Ifap integra a Rede Norte de Repositórios Institucionais, tendo lançado o RIIFAP naquele ano.

Durante o encontro, a Rede Norte de Repositórios foi apresentada por sua coordenadora, Célia Regina Simonetti Barbalho, que destacou a trajetória e as contribuições das instituições que a compõem. "A parceria do Instituto Federal do Amapá com a Rede Norte de Repositórios se estende desde 2021, e trabalhamos para viabilizar e ampliar a divulgação do conhecimento científico produzido pelas instituições no norte do país. Essa iniciativa é viabilizada por uma gestão que reconhece a pesquisa como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento do ensino e a promoção da ciência no Brasil", afirmou Suzana Cardoso.

O evento proporcionou um espaço significativo para o compartilhamento de experiências e fortalecimento de redes de colaboração entre as instituições participantes, sublinhando a importância dos repositórios digitais na promoção da ciência aberta.

Por Alexandre Brito, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá