Página inicial > Mais Notícias > Equipe do Ifap conquista medalha de ouro na ONHB

Equipe do Ifap conquista medalha de ouro na ONHB

Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2024, 17h40 | Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2024, 10h59

A equipe do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), composta pelos estudantes Danilo Assunção, Fábio Araújo e Fernando Cardoso, todos do 3º ano do Curso de Estradas do ensino médio integrado, conquistou a medalha de ouro na 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Os alunos foram orientados pelos professores de história Nilcilia Leal, Cristina Pereira e Manoel Dias, cuja colaboração foi essencial para alcançar esse resultado.

Os estudantes do Campus Macapá se destacaram na competição, que contou com a participação de 51 mil equipes e 180 mil participantes nas fases iniciais. Após várias etapas online, apenas 340 equipes chegaram à fase final, realizada presencialmente em Campinas, São Paulo, nos dias 20 e 21 de agosto. Além da medalha, os finalistas de escolas públicas também receberam bolsas de iniciação científica oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Comentando sobre a importância da conquista, a professora Nilcilia Leal destacou: “Receber uma medalha nos dá esperança de expandir a cultura olímpica no estado do Amapá, melhorar a qualidade do ensino, estimular o estudo da História do Brasil e promover a reflexão sobre a importância da História para o fortalecimento da identidade e memória do nosso povo.”

Além de orientar a equipe medalhista de ouro da ONHB 2024, a professora Nilcilia Leal também conquistou uma vaga em um curso de Formação Inicial e Continuada em História do Brasil oferecido pela Unicamp, com duração de uma semana.

Eventos dessa magnitude, com tantas equipes concorrendo, costumam marcar não apenas o currículo, mas também a vida dos estudantes que deles participam. O estudante Fernando Cardoso expressou: “Participar da ONHB foi uma experiência única na minha vida. Sempre fui apaixonado por história e tinha muito interesse pela matéria. Receber uma medalha de ouro em uma área do conhecimento tão importante significa muito para mim.”

A ONHB, organizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é uma das competições educacionais mais relevantes do país, promovendo o estudo aprofundado da História do Brasil e a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento. O evento deste ano marcou o retorno ao formato presencial, celebrando o conhecimento histórico e a dedicação de estudantes e professores de todo o Brasil.

Por Alexandre Brito, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá