Página inicial > Mais Notícias > Projeto “A pegada ecológica do Ifap” vai contribuir para a sustentabilidade ambiental

Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 11h22 | Última atualização em Segunda, 30 de Setembro de 2024, 14h24

Equipe do projeto "A Pegada Ecológica do Ifap" reunida com o diretor-geral do Campus Macapá Marcus Buraslan

Cada ação humana na terra, ou seja, o que comemos, como nos locomovemos e até o que vestimos podem deixar marcas na planeta. Essas atividades diárias são chamadas de “pegada ecológica”, expressão que traduz uma metodologia utilizada para verificar o impacto do nosso consumo sobre os recursos naturais disponíveis. E é com esse tema que o projeto de extensão “A Pegada Ecológica do Ifap e sua contribuição para a Sustentabilidade Ambiental” vai avaliar a percepção dos alunos do Instituto Federal do Amapá (Ifap) sobre a pegada ecológica e explorar como a tecnologia pode ser uma aliada na preservação do meio ambiente.

O projeto foi aprovado no edital nº 10/2024 da Pró-Reitoria de Extensão, Arte, Cultura e Desporto (Proext) que teve como objetivo estimular e apoiar a política das atividades de extensão. As atividades têm como coordenador o professor do Campus Macapá Argemiro Bastos e os bolsistas Gustavo Carvalho e Adriele Amorim, dos cursos de Licenciatura em Física e Técnico em Edificações, respectivamente.

De acordo com o Bastos, alunos dos níveis médio, graduação e pós-graduação do Ifap responderão a um questionário fechado (escala Likert) que vai permitir uma análise comparativa sobre as práticas sustentáveis entre esses diferentes grupos. Além disso, um questionário adicional calculará a pegada ecológica individual de cada participante. A metodologia inclui técnicas avançadas como o cálculo do coeficiente de Cronbach e a análise de conteúdo para garantir a precisão e qualidade dos dados.

O projeto será desenvolvido durante quatro meses e pretende conscientizar e disseminar práticas sustentáveis entre a comunidade acadêmica. “Os resultados serão amplamente divulgados, atingindo mais de mil pessoas por meio de artigos, vídeos e um workshop no Campus Macapá. Acreditamos que o impacto se estenderá para outras instituições e comunidades locais, fortalecendo o compromisso do Ifap com a sustentabilidade”, disse o coordenador Argemiro Bastos.

Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá

Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá