Projeto do Campus Macapá participa do Programa Power4Girls 2024
Equipe no encerramento do Programa em Brasília
Pelo terceiro ano consecutivo, um projeto do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) foi um dos 20 projetos selecionados no Brasil para participar do Programa Power4Girls 2024. O estudo, sob orientação da professora Natália Silva e desenvolvido pelas alunas Adrya Amorim, Ananda Pantoja, Maria Eduarda e Flávia Lorena Jacarandá, do 2º ano do curso técnico em Química, propõe uma solução ecológica e sustentável para filtrar e dessalinizar da água do distrito do Bailique, localizado no litoral amapaense a 180 quilômetros de Macapá, que sofre com a falta de água potável. A equipe “Filtra Verde Mulheres” participou do encerramento do programa nos dias 21, 22 e 23 de novembro em Brasília/DF.
Com o objetivo de remover as impurezas físicas, químicas e biológicas das águas salinizadas da região do Bailique e possibilitar que a população tenha acesso à água própria para consumo, a equipe construiu dois protótipos: o primeiro é um filtro feito com cano PVC que contém caroço de açaí transformado em carvão ativado, areia, pedras e algodão; o segundo é um dessalinizador, também feito com materiais recicláveis, que possibilita que a água tenha o PH ideal para ser consumida.
Protótipos do dessalinizador e filtro projetado pela equipe
A ideia do projeto para ser desenvolvido no Programa partiu das próprias estudantes, que já tinham conhecimento da realidade do distrito e propuseram à professora a orientação para o desenvolvimento do estudo. Durante sete meses, as alunas participaram de oficinas, palestras e suporte de mentorias proporcionadas pelo Programa Power4Gils com o intuito de preparar as meninas e desenvolver a ideia inicial até o produto final. “As alunas me procuraram para orientá-las para Programa e fomos as únicas selecionadas no Amapá, o que é excelente para representatividade do nosso estado. Vale destacar que um dos aspectos mais interessantes é a viabilidade do produto, que pode ser acessível à população”, disse a docente Natália Silva.
Para as estudantes, apresentar a realidade de algumas regiões do Amapá e, ao mesmo tempo, propor uma solução sustentável tanto do ponto de vista ecológico como financeiro, foi uma oportunidade única. “Foi de suma importância dar visibilidade aos problemas enfrentados por parte da nossa população ao mesmo tempo que conseguimos mostrar uma resolução de baixo custo para ser produzida e, quem sabe, comercializada”, disse a estudante Flávia Lorena. “Além disso, foi uma oportunidade divulgar para pessoas que podem ajudar a implementar, de fato, nosso projeto”, complementou a aluna Ananda Pantoja.
Power4Girls 2024
Neste ano, com o tema Economia Circular e Sustentabilidade. O Power4Girls – Empower to Lead! é uma plataforma que eleva o potencial de jovens meninas, convertendo suas aspirações em ação. Através da colaboração única entre a Embaixada e Consulados dos EUA, implementada pelo Instituto Gloria com apoio das Escolas Técnicas/Tecnológicas Federais, Estaduais e Escolas técnicas sem fins lucrativos de todo país, oferecemos um espaço onde o empreendedorismo, a inovação e a responsabilidade social florescem.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais