Corpo de dança da Banda do Ifap participa de Festival no Pará
O corpo de dança da Banda do Ifap foi uma das mais de 100 companhias de dança do Brasil a participar da 33ª edição do “Dança Pará Festival”, que ocorreu de 6 a 9 de novembro em Belém-PA. Esta é a primeira vez que um projeto cultural do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) participa de um evento que reuniu mais de mil bailarinos e que teve como jurados grandes nomes da dança nacional e internacional.
O grupo formado pelos dançarinos Douglas Chagas, Nádia Araújo, Evelin Carla dos Santos, Jhulyene Borges e Pérola Júlia Santos foram acompanhados pelo coordenador da Banda do Ifap, José Luis Nogueira. Para Nádia Araújo, que também é coreógrafa e responsável pelo grupo, foi uma experiência emocionante. “Desde a parte do planejamento até a execução final da coreografia no festival exige-se treino e dedicação e nós executamos com sucesso. Sair do estado para competir é outro ponto que agrega na nossa formação como dançarinos”, contou.
“A oportunidade de participar do maior evento de dança da região norte foi uma experiência incrível, que abre novas fronteiras de expandir as ações de cultura e arte do Ifap. Foi importante para que obtivéssemos experiência e, com isso, fosse possível se ter uma visão da realidade da dimensão de um evento deste porte. Aprimora o nosso trabalho na área da dança, cria experiência ao grupo que estará habilitado agora a ajudar novos componentes que ingressarem no Corpo de Dança em 2025. O outro ponto importante foi a consolidação da política de incentivo a cultura no Ifap”, reforçou José Luís.
O esforço conjunto em levar a cultura e a arte produzido pelo Ifap, não só para municípios do Amapá como para outros estados, é um dos objetivos da gestão do Campus Macapá. “A presença da Banda do Ifap em solenidades, eventos e festivais credencia nossa Instituição como incentivadora da cultura e isso traz resultado direto na permanência e no desenvolvimento de habilidades dos nossos alunos. Esse é um dos objetivos que temos e valorizamos em nossa instituição”, disse o Diretor-geral do Campus Macapá, Marcus Buraslan.
“Entender a arte como uma dimensão formativa compõe uma das missões do Ifap ao fazer a defesa de uma educação diversa e plural, respeitando e valorizando questões genuinamente amazônicas. Com a Banda do Ifap, podemos ver que a dança e a música têm sido também uma forma de fazer com que os nossos alunos acessem a instituição, permaneçam e saiam com êxito. Então nosso maior foco é o respeito da arte e da cultura como dimensão formativa do indivíduo”, ressaltou o reitor do Ifap, Romaro Silva.
Por Jacyara Araújo, jornalista do Campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais