Equipe do Campus Macapá vence competição nacional no Desafio Liga Jovem
Equipe Apeîara comemorando com seus troféus a conquista do primeiro lugar nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae | Foto: Alexandre Brito
A equipe Apeîara Mapas, composta pelos estudantes Ryan Henrique Figueiredo, Carolina Moraes, Emanuel Sousa, Pedro Mira e Rafaela Melo, orientados pela professora Leila Nunes, do Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap), conquistou o primeiro lugar na segunda edição do Desafio Liga Jovem (DLJ 2). O evento nacional foi realizado em São Paulo, em novembro, reunindo participantes de diversas regiões do país em uma competição focada em inovação e empreendedorismo.
O projeto da equipe consistiu na criação de um mapa tátil produzido com resina de mamona e caroço de açaí, materiais sustentáveis amplamente disponíveis na região amazônica. A solução foi desenvolvida com a consultoria da servidora Graça Lopes, especialista em inclusão e acessibilidade, que também é deficiente visual. Para atender pessoas cegas ou com baixa visão, o projeto utiliza tecnologia assistiva, incluindo um QR Code que fornece descrições em áudio, ampliando a funcionalidade e acessibilidade do produto.
Graça Lopes, servidora da Ifap, foi fundamental para que a equipe chegasse ao resultado final do mapa táctil | Foto: Alexandre Brito
Os estudantes do Campus Macapá percorreram etapas estaduais e regionais até alcançar a fase nacional. A segunda edição do Desafio Liga Jovem contou com números expressivos: foram 54 mil estudantes inscritos, organizados em 11 mil equipes de 3.700 instituições de ensino de todo o Brasil.
Além de troféus, a premiação incluiu notebooks individuais e uma viagem para Portugal, onde os integrantes da equipe participarão de uma missão internacional voltada ao aprendizado e à troca de experiências.
De acordo com a professora Leila Nunes, orientadora da equipe, o Desafio Liga Jovem é uma oportunidade valiosa para a formação de jovens empreendedores e cidadãos responsáveis. “Essas competições não só estimulam o aprendizado e a inovação, mas também preparam os jovens para se tornarem líderes empreendedores e cidadãos responsáveis. Elas promovem o desenvolvimento de habilidades práticas, competências socioemocionais, estímulo ao empreendedorismo, engajamento com a comunidade e preparação para o mercado de trabalho”, destaca.
A vitória da Apeîara Mapas reflete o impacto da educação pública na criação de soluções inovadoras com relevância social e tecnológica, além de reafirmar o protagonismo do Amapá em competições nacionais de empreendedorismo e inovação educacional.
Confira como cada integrante da equipe avalia a experiência de participar (e vencer) o Desafio Liga Jovem:
Carolina Vitória Pontes Moraes – Estudante do curso de Engenharia Civil
“Como aluna de Engenharia Civil, ter a oportunidade de desenvolver um projeto voltado à acessibilidade em diversos ambientes agregou muito à forma como quero estruturar minha atuação no futuro. Participar dessa competição trouxe grande crescimento profissional e pessoal.”
Rafaela Melo da Silveira – Estudante do curso de Engenharia Civil:
“Participar de programas que incentivam o empreendedorismo e a multidisciplinaridade é uma oportunidade ímpar para os estudantes, pois amplia nossa visão sobre o mercado de trabalho. Competir e conquistar uma premiação como essa é um diferencial enorme para nossa formação acadêmica e profissional.”
Ryan Henryque Cantuária Figueiredo – Estudante do curso de Engenharia Civil:
“O Desafio Liga Jovem me proporcionou uma nova perspectiva sobre empreendedorismo. Trabalhar e competir com outras regiões do Brasil, enfrentando projetos incríveis, e representar a região Norte em uma competição tão desafiadora reforça a capacidade de docentes e discentes nortistas de encarar desafios e aproveitá-los ao máximo. Só tenho gratidão à minha equipe e à nossa orientadora por essa experiência única!”
Pedro Luiz da Cunha Mira – Estudante do curso de Engenharia Civil:
“Com o Desafio Liga Jovem, percebi o quanto podemos alcançar por meio do estudo e do desenvolvimento de projetos. Estar envolvido em desafios como esse me ajudou a aprimorar habilidades acadêmicas, com trocas de experiências enriquecedoras. Vencer trouxe não apenas mérito e honra ao estado, mas também prêmios que me auxiliam nos estudos.”
Emanuel Oliveira de Sousa – Estudante do curso de Redes de Computadores:
“Participar do Desafio Liga Jovem foi uma das melhores experiências da minha vida. Com ele, obtive uma nova visão sobre como os estudos podem transformar vidas. Também compreendi a importância do investimento em projetos estudantis e seu potencial para mudar o mundo no futuro. Sou muito grato à minha equipe e à nossa orientadora por todo o apoio durante o processo.”
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa
Redes Sociais