Campus Macapá realiza ação de conscientização sobre o autismo
O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) promoverá, nos dias 15 e 16 de abril, a Ação de Conscientização do Autismo – Inclusão Educacional com Visibilidade. Organizada pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), a atividade tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre os direitos, potencialidades e desafios enfrentados por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no contexto educacional.
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A programação inicia na terça-feira, 15, com a solenidade de abertura às 8h30, seguida pela mesa de diálogo “Adaptação Curricular e Recursos de Acomodação Sensorial no Ambiente de Ensino: conhecer para compreender”. Participam da roda de conversa as especialistas Jakeline Oliveira de Abreu e Ingrid Dias, além de representantes de pais, estudantes com deficiência e do Napne.
Ainda no primeiro dia, será aberta ao público a sala multissensorial, instalada no rol de entrada do auditório. O espaço foi pensado para proporcionar acolhimento a pessoas neuroatípicas e destacar a importância dos aspectos sensoriais no ambiente escolar. Também está prevista a Blitz da Inclusão, uma caminhada pelo campus com cartazes e faixas confeccionados pelos estudantes.
Na quarta-feira, 16, a programação continua com duas oficinas formativas pela manhã. A primeira, “Comportamento neuroatípico e o processo de investigação diagnóstica: caminhos e desafios”, será conduzida pela psicóloga Agnes Rodrigues. A segunda, “Acessibilidade curricular e anticapacitismo: visibilidade com respeito às diferenças”, será ministrada por Suelen Melo e Jouze Danille, representantes do Núcleo de Acessibilidade da UNIFAP.
À tarde, ocorre a Gincana da Diversidade e Inclusão, atividade voltada à valorização do protagonismo estudantil, com produção de vídeos, podcasts, cartazes e outras formas de expressão.
O evento contará com recursos de acessibilidade, como audiodescrição durante as falas, e reforça o compromisso do campus com a promoção de uma educação mais inclusiva, empática e respeitosa com as diferenças.
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