Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mais Notícias > Campus Macapá do Ifap conquista premiações na FEBIC 2025
Início do conteúdo da página

Campus Macapá do Ifap conquista premiações na FEBIC 2025

Publicado: Segunda, 29 de Setembro de 2025, 13h25 | Última atualização em Terça, 30 de Setembro de 2025, 11h40

 

Professora Gilvanete Ferreira ao lado de seu orientando, Ryan Almeida, premiado com o 3º lugar na grande área de Ciências Agrárias na Febic 2025

O Campus Macapá do Instituto Federal do Amapá (Ifap) obteve destaque na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), realizada em 2025, na cidade de Joinville (SC), com a conquista de prêmios em diferentes áreas do conhecimento. Os trabalhos desenvolvidos por estudantes dos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação da instituição foram reconhecidos nacional e internacionalmente, refletindo a qualidade do ensino e a consolidação da pesquisa científica no campus.

Entre os premiados está o estudo “Estudo da vida de prateleira de néctares de manga (Mangifera indica L.) e abacaxi (Ananas cosmosus L. Merril) enriquecidos inversamente com microcápsulas obtidas por gelificação iônica”, orientado pela professora Gilvanete Maria Ferreira e coorientado pela professora Lauana Natasha da Gama Pantoja. O trabalho, desenvolvido pelos alunos Álvaro Celestino de Araújo Costa e Ryan Fábio Almeida Campos, recebeu o prêmio de 3º melhor trabalho na grande área de Ciências Agrárias.

Para a professora Lauana Natasha, a conquista marca um momento importante para o curso e para a instituição:

“Essa foi nossa primeira participação na FEBIC e já tivemos um reconhecimento expressivo na área de Ciências Agrárias. O evento é considerado uma das maiores feiras de iniciação científica do país, com a apresentação de cerca de 400 trabalhos. Estar entre os três melhores e ainda conquistar uma credencial para participar de outra feira em Curitiba é uma vitória significativa, sobretudo por se tratar de pesquisas desenvolvidas ainda no ensino médio”, destacou.

No mesmo eixo, as alunas do curso técnico em Alimentos, Isadora Alves dos Santos e Carla da Silva Lemos, também orientadas pela professora Gilvanete, apresentaram o trabalho “Elaboração de produtos naturais fermentados provenientes da casca do abacaxi (Ananas comosus (L.) Merril): tepache e vinagre”, que obteve reconhecimento durante a feira.

Da esquerda para a direita: a estudante Ana Gabriella, a professora Lídia Dely e a estudante Alicia Pastana recebendo, no palco da Febic 2025, o primeiro lugar na categoria graduação pelo IBIC

A pesquisa “Caracterização tecnológica da argila das louceiras do quilombo do Maruanum: carregando a história e a resistência da comunidade”, orientada pela professora Lídia Dely Alves de Sousa e coorientada por Moacir Veras, conquistou o Destaque de Preservação Histórico-Cultural e o 1º lugar na categoria de graduação pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), além de credencial para a Copa Science, no México. O trabalho foi desenvolvido pelas alunas Alice dos Santos Reis e Aldiane da Costa.

Já o projeto “Cineminha: A importância da mineração na educação como ferramenta de conscientização ambiental e social”, orientado pelo professor José Bruno Souza Furtado e coorientado por Lídia Dely Alves de Sousa, recebeu o prêmio de Destaque como Melhor Projeto da Região Norte do Brasil. A iniciativa foi conduzida pelas estudantes Alicia Luizzi de Oliveira Pastana, Maria Yohane de Carvalho Pereira e Anna Gabriela Marinho dos Santos.

Na área da construção civil, o aluno da pós-graduação em Processos Construtivos Residenciais, Elysson Fernandes do Nascimento e Costa, orientado pelo professor Tarcísio Santiago Gomes Filho e coorientado por Leila Cristina Nunes Ribeiro, apresentou a pesquisa “Avaliação do desempenho do tijolo ecológico com adição de rejeito de manganês”, que conquistou o 2º lugar na categoria Pós-Graduação e credencial para a FerCyTec – Feira Científica y Tecnológica Internacional, no Paraguai.

Também na área de engenharia civil, as acadêmicas Carolina Vitória Pontes Moraes e Rafaela Melo da Silveira, orientadas pela professora Leila Cristina Nunes Ribeiro e coorientadas por Tarcísio Santiago Gomes Filho, apresentaram o trabalho “Avaliação do tratamento alcalino em fibras de Ananas comosus, Cocus nucifera e Euterpe oleracea para incorporação em materiais cerâmicos destinados à construção civil”, alcançando o 3º lugar na categoria Superior e igualmente credenciais para a FerCyTec, no Paraguai.

 

Professora Leila Nunes (centro) ao lado dos orientandos Carolina Moraes (Ensino Superior)
e Elysson Fernandes (Pós-graduação), premiados na Febic 2025

Para a professora Leila Cristina Nunes Ribeiro, a participação de seus alunos no evento foi marcada por expectativas moderadas, mas grandes conquistas:

“Nós não tínhamos muitas expectativas com relação a premiações porque esta foi a primeira vez que participei como orientadora de trabalhos para a FEBIC, o que nos deixou com certa incerteza em relação aos critérios que seriam usados pelos avaliadores. Ao mesmo tempo, eu tinha plena confiança na qualidade dos trabalhos de nossos alunos e no empenho deles para estar ali participando. Por isso, conquistar o 3º lugar na categoria Superior e o 2º lugar na categoria Pós-Graduação, além das credenciais para participar de eventos internacionais, me deixou extremamente feliz”, destacou.

Sobre a FEBIC

Criada em 2013, a Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) é um dos maiores eventos nacionais voltados à popularização da ciência entre jovens pesquisadores. A feira reúne estudantes de diferentes níveis de ensino, professores e instituições de todo o país, promovendo a troca de experiências e incentivando a inovação científica, tecnológica, cultural e social.

Os resultados alcançados pelos estudantes e orientadores do Campus Macapá do Ifap na FEBIC reforçam o compromisso da instituição em oferecer ensino de qualidade, com forte incentivo à pesquisa e à extensão, preparando cidadãos críticos, criativos e capazes de transformar a realidade amazônica por meio do conhecimento científico.


Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do Campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Twitter: @ifap_oficial
Instagram: @ifapoficial
Facebook: /institutofederaldoamapa

registrado em:
Fim do conteúdo da página